Onicofagia: Roer as unhas!

Onicofagia: Roer as unhas!

.. comentário


Como deixar de roer as unhas é uma preocupação de muitas pessoas, decidimos falar mais sobre esse assunto hoje. Vamos dizer as causas e as soluções para este problema. Onicofagia: Roer as unhas! Um péssimo hábito. Aprenda a se livrar deste vício.

O que é onicofagia?

Onicofagia significa textualmente “roer unhas” e é o nome dado à incapacidade que tem algumas pessoas para deixar de roer as unhas.

Causas de roer as unhas

A maioria das pessoas que não conseguem parar de roer as unhas há um distúrbio do sistema nervoso ou desequilíbrio emocional, que pode variar desde casos leves e ocasionais a casos crônicos e patológicos, o que é muito preocupante.

Roer as unhas é para muitas pessoas uma válvula de escape do seu nervosismo (ansiedade, estresse, impaciência, medo, etc.) Na verdade muitas pessoas também resolvem esta situação de “nervos” de maneira similar (fumando, comendo mais ou ingerindo mais doces, bebendo álcool, etc). No fundo se trata da necessidade de colocar algo na boca.

Quase todo mundo já roeu as unhas alguma vez, mas a coisa preocupante é quando esse “impulso” dura anos ou a roeção chega a um ponto que se torna uma auto-mutilação. Nestes casos, pode indicar conflitos mais importantes (trauma familiar, abuso, ciúme, humilhação, etc.) que muitas vezes afetam a auto-estima.

Saúde: Os dedos sempre estão em contato com muitos germes, já que manipulam as coisas durante todo o dia (alimentos, papéis, tocamos em animais, vamos ao banheiro, etc.) e se não houver uma boa higiene na hora de colocar a unha na boca, pode ocasionar de contrairmos alguma infecção.

Emocional: Como já dissemos antes, roer as unhas pode indicar preocupação, nervosismo ou algum problema emocional quando a pessoa é consciente de que não pode evitar de roer as unhas. Baixa a sua auto-estima, porque sabe que não pode controlar esse impulso e tem consciência de que não pode controlar si mesmo.

De trabalho e de relacionamento: Os casos mais graves (existem pessoas que só se vê a metade das unhas) são bastante evidentes e a própria pessoa fala nas entrevistas de emprego quando vêem seus dedos, inconscientemente ou não, pode-se ver a cara de repugnância ou rejeição na pessoa que seleciona. Embora possa parecer bobagem pode ser um fator determinante na escolha de uma pessoa ou outra (em igualdade de condições).
Devemos ter em mente que não podemos esconder as mãos (pelo menos não por muito tempo), já que são parte básica da nossa maneira de comunicação. Quando falamos, acompanhamos a linguagem com muitos gestos. Além disso, comemos com elas, trabalhamos, apertamos as mãos, dizemos adeus, acariciamos, etc. Não podemos passar o dia todo tentando não mostrar as mãos. Isso criaria ainda mais estresse e acabaríamos roendo ainda mais as unhas.

Como podemos ver parar de roer as unhas pode nos relatar muitos benefícios a nível de auto-estima e em relacionamentos pessoais.

Os produtos de aplicar nas unhas são recomendados?

Os produtos que são usados para aplicar nas unhas para parar de comê-las muitas vezes são amargos e às vezes funciona, em alguns pacientes, nos primeiros dias. O mais comum é que a pessoa afetada acaba roendo o esmalte com os dentes, em seguida, cospe ou engole e finalmente… come as unhas. Está claro que se não solucionarmos a causa pela qual uma pessoa come as unhas é muito difícil de conseguir fazê-la parar com o hábito.

Além disso, teríamos que ver a composição de cada loção ou esmalte para ver se é ou não perigoso para a saúde, porque como dissemos, muitos pacientes acabam comendo mesmo que inconscientemente.

No final das contas aplicar produtos naturais é sempre a melhor opção. Algumas pessoas passam pimenta ou alguma outra coisa ruim na unha e acaba funcionando. Então não custa tentar, não é verdade?