O estado de espírito dos pais afeta as crianças

O estado de espírito dos pais afeta as crianças

.. comentário


Nem todos os pais lembram que seu estado de espírito pode afetar a família. Ter um bom estado de espírito é uma responsabilidade que não deve ser tomada de leve. Todos os dias, o impacto da sua saúde mental e a felicidade de seus filhos estão totalmente conectados. A sua visão da vida e como você se expressa e como trata os demais têm um impacto decisivo na vida dos seus filhos.

Há um novo estudo realizado na Universidade do Estado de Michigan que foi publicado em revistas de pesquisas sobre a primeira infância e o desenvolvimento infantil que, mostra que existe uma forte ligação entre o estado de espírito e a saúde mental dos pais e filhos. O desenvolvimento e o comportamento das crianças está ligada ao estado de espírito dos pais. Abaixo leia mais sobre o estado de espírito dos pais afeta as crianças.

O estado de espírito dos pais afeta as crianças

O mau humor dos pais

Por tudo isso, resulta essencial que os pais tenham um bom controle sobre seus níveis de estresse. O estudo observou 730 famílias, principalmente de baixa renda e com estresse relacionado à parentalidade. Através de questionários que foi respondido por participantes para avaliar as declarações e havia algumas muito reveladoras: “Sinto-me preso como pai”, “às vezes eu sinto que meu filho não gosta de mim”.
o-estado-de-espirito-dos-pais-afeta-as-criancas1
Os pesquisadores descobriram que quando os pais estavam mais estressados, apresentaram sinais depressivos, as crianças se sentiram afetados por sua linguagem e comportamento diário. Especificamente às crianças que tinham habilidades linguísticas mais pobres aos 3 anos. Enquanto ambos os sexos obtiveram pontuações mais baixas em testes de cognição, curiosamente, o estresse relacionado com a criança e o pai e a saúde mental parecia exercer uma grande influência no desenvolvimento da linguagem das crianças. Também é interessante que, inclusive quando a influência positiva de uma mãe estava presente, o mau humor do pai importava e intoxicava o ambiente fazendo as crianças se sentirem realmente mal.

Problemas de comportamento

O estudo também constatou que a saúde mental dos pais e mães também tinham um efeito grande e muito significativo nos problemas de comportamento das crianças mais pequenas. Se os pais ou mães sofriam depressão ao ter seus filhos em seus primeiros anos de vida, isso influenciava muito no desenvolvimento das crianças e podia causar sérios problemas nas habilidades sociais.

O pesquisador chefe, Claire Vallotton, professor associado de desenvolvimento infantil da Universidade do Estado de Michigan, comentou sobre estas descobertas que o estado de espírito de ambos os pais e mães afetam as crianças e têm um efeito direto tanto a curto como a longo prazo.
o-estado-de-espirito-dos-pais-afeta-as-criancas2
Os pesquisadores sugerem que os pais que têm mais estresse e que não estejam dando conta do que estão passando com seus filhos, pode resultar em atrasos cognitivos e até mesmo problemas de comportamento. Isto é especialmente certo para os pais e mães que não passam muito tempo com seus filhos, porque têm que trabalhar muitas horas longe de casa. É certo que o trabalho é necessário para podermos viver nesta sociedade, mas o tempo que você tiver com seus filhos, o faça com qualidade.

Como pai ou mãe, você é a pessoa mais importante para os seus filhos e para que possa ser um bom pai ou uma boa mãe, a primeira coisa que você deve fazer é cuidar de si mesmo e estar bem emocionalmente. Se você não se sentir bem durante muito tempo, não hesite em procurar ajuda para conseguir se sentir melhor novamente. Você é o pilar mais importante para os seus filhos, então deve cuidar de si mesmo fisicamente e emocionalmente. Comece hoje mesmo.