Miopia em crianças: Saiba como detectar e tratar

Miopia em crianças: Saiba como detectar e tratar

.. comentário


As crianças que sofrem de miopia vêem bem os objetos próximos, mas as imagens distantes as percebem de forma obscura. Hoje explicamos como detectar a miopia em crianças e quais são os tratamentos mais adequados.

As crianças que tem miopia vêem os objetos mais próximos, mas percebem de forma obscura aqueles que estão mais longe. Por isso que agora vamos explicar como se produz esse transtorno de visão, como detectá-la e quais são os tratamentos mais apropriados para a miopia em crianças.

Diagnóstico de miopia em crianças

– A miopia se produz porque o globo ocular é excessivamente longo ou porque a lente tem uma distância focal muito curta.
– A miopia pode ser hereditária, os pais a transmitem a seus filhos ou podem desenvolver mais tarde, geralmente, na época escolar.
– A miopia em crianças é um dos distúrbios oculares mais estreitamente relacionado com o fracasso escolar.

Como detectar miopia em crianças

– As crianças que são míopes tendem a focalizar os olhos para se concentrar melhor. Além disso, é comum levarem os olhos muito perto do caderno ou do livro ou sentar-se a poucos metros da televisão.
– É normal que as crianças que sofrem de miopia tenham frequentes dores de cabeça e uma sensação de cansaço geral.
– Além disso, as crianças com miopia tendem a ser mais tímidas, não gostam de esportes e preferem atividades como leitura, pintura ou artesanato.

Tratamento da miopia em crianças

– Se a miopia não for detectada e corrigida a tempo, a criança pode ter problemas educacionais e emocionais significativos.
– Os problemas de foco em crianças geralmente são resolvidos através do uso de óculos.
– Para os mais pequenos, há óculos especiais com armações de borracha e lentes inquebráveis, com o fim da criança não se ferir em caso de queda.

Se você reconheceu algum desses sintomas no seu filho não deixe de levá-lo ao médico.