Micose em criança: sintomas, tratamento e mais!

Micose em criança: sintomas, tratamento e mais!

.. comentário


A micose em criança é uma infecção da pele devido a fungos microscópicos, que geralmente aparecem nos pés. Hoje explicamos como se manifesta e como tratá-la.

Micose em criança

A micose é uma infecção da pele devido a fungos microscópicos que, de acordo com a área afetada, adota diferentes nomes: tinea pedis, t. unguium, t. capitis, t. corporis, t. cruris ou micose de pele, de unhas, de cabeça, de corpo e das virilhas.

Sintomas de micose

A forma mais comum é a micose dos pés, também conhecida como pé de atleta, pois afeta, sobretudo, as crianças que frequentam a piscina. Pode não dar sinais ou até causar um avermelhamento entre os dedos, antes de que a pele rache e descama, causando uma coceira intensa. Se não controlada, a erupção pode se espalhar para o resto do pé e se espalhar pelas unhas e pela sola do pé.

Tratamento de micose

– Para acabar com o pé de atleta, sempre sob a prescrição do pediatra, uma pomada antifúngica pode ser aplicada, tomando cuidado de lavar os pés da criança e de secá-los com cuidado. A pomada deve ser aplicada por 2-3 semanas e pelo menos, por mais uma semana após o desaparecimento da micose, embora, aparentemente, o pé já esteja curado. Em geral, a cura requer 2-3 semanas.
– Enquanto isso, a criança deve usar sapatos apropriados. Evite colocar sapatos de plástico ou sapatos muito estreitos. São preferíveis os sapatos de couro ou fibras naturais, que devem ser trocados com frequência.

Quando ir ao pediatra

Pode ser necessário ir ao pediatra se:

– A erupção se estender até o resto do pé da criança.
– Se houver pus, é um sinal de que existe uma infecção causada por estreptococos ou estafilococos.
– A criança sente muita dor.
– Apesar da aplicação da pomada, uma semana após o início do tratamento, a situação não melhora.
– A pele não cicatriza após quatro semanas do início do tratamento.