Manchas escuras na pele: Causas e soluções!

Manchas escuras na pele: Causas e soluções!

.. comentário


As manchas escuras na pele aparecem por alterações benignas da melanina, devido a múltiplas causas e, uma vez instaladas, são difíceis de remover. Manchas escuras na pele: Causas e soluções! Confira tudo aqui.

Causas do aparecimento de manchas escuras na pele

Se caracterizam por uma alteração benigna do melanoma e se localizam em todo o corpo, mas especialmente na face, mãos ou áreas expostas ao ar livre.

Além das características sardas próprias de pessoas de pele muito branca e cabelos ruivos ou loiros, geralmente aparecem por diversas causas:

– A ação do sol é a principal. Por isso, você deve usar uma proteção adequada se tem tendência genética a desenvolvê-las e vive em áreas quentes ou com alta radiação.
– Também intervêm fatores hormonais, às vezes, impulsionados por excessos de banhos de sol.
– Não quer dizer que seja um fator genético, mas é mais recorrente em pessoas com pele muito clara.
– Alguns medicamentos estimulam a sua aparição.
– Alguns vírus e bactérias podem deixar manchas, mesmo depois de já ter sido controlada a infecção ou a doença.
– As deficiências nutricionais graves de minerais como o zinco ou vitaminas, como a C ou a B podem deixar este tipo de lesões.
– Doenças como o lúpus ou alguns tipos de psoríase podem deixar manchas.
– Aumentam com a idade até ocupar grande parte das áreas visíveis.

As manchas marrons na pele que aparecem por estas causas, não têm nada a ver com as manchas mais escuras ou quase pretas de nascimento que, às vezes, desaparecem conforme a criança cresce.

Tipos de manchas na pele

As manchas escuras na pele benignas (não falamos das cancerosas) são chamadas de melasmas ou melanodermias. Essas pigmentações mais escuras são de diferentes tipos:

– Lugares de origem genética.
– Semelhante são as sardas nas pessoas loiras ou ruivas.
– Lentigos que saem pela ação solar, mas em pessoas predispostas a ele.
– Poiquilodermia de Civatte, cuja aparência é semelhante à erupções alérgicas ou a lesões de entidade por agentes externos. Requerem tratamento médico adequado.
– Manchas com queratose, com um tato áspero e elevadas sobre o nível normal da epiderme.

Como remover manchas escuras na pele

Uma vez que a marca tem aparecido é bastante difícil sua remoção e na maioria dos casos requer um tratamento médico e cosmético adaptado a cada caso. Como regra geral, você deve:

– Proteger-se do sol com cremes de proteção solar específicos.
– Ter muito cuidado com produtos que prometem milagres com resultados espetaculares em um curto espaço de tempo.
– Eles simplesmente não funcionam ou podem ser um perigo para a saúde.
– A maioria dos cremes cosméticos que estão disponíveis no mercado, específicos para o problema de clarear manchas escuras no rosto, são muitas vezes, difícil de eliminar completamente.
– Os peelings químicos que são realizados nas clínicas de estética podem ter efeitos secundários adversos e indesejados. Além disso, você deve fazer o tratamento no inverno e tomar uma escrupulosa higiene e cuidado com o sol.
– Os tratamentos mais agressivos, como o laser, deixam uma lesão que, logo em seguida, vai desaparecendo. É preciso tomar cuidado para que essa ferida que produz o raio não infeccione ou evolua de forma incorreta. Claro, você deve procurar por profissionais qualificados e honestos, uma vez que tais intervenções são bem caras.

E, como sempre, o melhor remédio é a proteção: você tem que mitigar os agentes que a causa para que as manchas não apareça.