Dieta para quem amamenta: 4 dicas básicas

Dieta para quem amamenta: 4 dicas básicas

.. comentário


Aumentar os nutrientes na dieta é essencial durante o período de tempo em que você está amamentando seu bebê. Mas qual é a dieta para quem amamenta? Como seguir uma dieta nutritiva durante a amamentação? Você não precisa ter muitas coisas em conta, apenas tome nota dessas 4 dicas básicas.

São muitas as mamães que decidem amamentar seus bebês e é sabido que, durante o período de amamentação, é importante que a mulher siga uma dieta equilibrada, que deve ser especialmente nutritiva para fornecer ao bebê todas as vitaminas e minerais que ele precisa através do leite.

Uma mulher amamentando necessita ingerir em um dia umas 500 calorias a mais do que uma mulher que não amamenta, o que equivale a comer um sanduíche ou a fazer dois lanches extras ao longo do dia. Por outro lado, a mulher durante a amamentação precisa beber cerca de oito ou nove copos de água por dia para estar bem hidratada. Sendo assim, confira abaixo a dieta para quem esta amamentando.

Dieta para quem amamenta: 4 dicas básicas

Na continuação detalhamos 4 regras básicas a serem seguidas em sua dieta para que ela seja suficientemente nutritiva durante a lactância.

1. Mais cálcio

As mães que amamentam perdem quase 5% de sua densidade óssea durante a amamentação, por isso devem aumentar a ingestão de cálcio ao longo do dia, sendo a quantidade ideal de 1.000 miligramas por dia, segundo HealthyChildren.org. Para isso, o ideal é consumir produtos lácteos, como leite ou iogurte. Se você é intolerante à lactose, pode optar por outros alimentos, como o tofu, as verduras de folhas verdes ou alguns frutos secos, como as amêndoas ou derivados, como o leite de amêndoas.

2. Mais proteína

Os alimentos ricos em proteínas também resultam básicos durante a amamentação, já que a proteína é necessária para a mãe, mas também para alimentar o bebê adequadamente. Alimentos ricos em proteínas são: carnes magras, produtos lácteos, ovos, peixe, frango ou nozes, entre outros.
Dieta para quem amamenta: 4 dicas básicas
3. Menos cafeína

Mesmo se você for uma verdadeira fã do café, deverá reduzir a ingestão de cafeína durante a amamentação, pois pode passar para o bebê através do leite. Você pode consumir pequenas quantidades de cafeína, cerca de 300 miligramas por dia de acordo com especialistas, mas é melhor evitar consumir mais, especialmente durante a noite.

4. Apostar na variedade de alimentos

Vegetais, frutas, cereais, peixe… É bom seguir uma dieta saudável e variada durante a amamentação porque, além de ser benéfico para a saúde, a variedade de alimentos permite a introdução de novos sabores ao bebê através do leite materno. Bem conhecido é que os sabores dos alimentos que a mãe consome são transmitidos ao bebê através do leite. Tenha em mente que alimentos fritos, picantes ou de sabores fortes podem causar rejeição no bebê ao amamentá-lo, assim como certos problemas de saúde como cólicas ou diarréia.