Dicas para evitar pernas inchadas na gravidez

Dicas para evitar pernas inchadas na gravidez

.. comentário


Durante a gravidez sofremos mudanças físicas de todos os tipos, que vão desde a celulite passando pelas temidas estrias até o inchaço nas pernas. Durante a última etapa do processo de gestação a retenção de líquido e a má circulação do sangue fazem as pernas incharem mais do que o normal. Para aliviar e reduzir esse inchaço é importante seguir uma dieta adequada, além de fazer algum exercício diariamente.

Além disso, há uma série de dicas que permitirão melhorar suas pernas inchadas. Tome nota dos mesmos para aliviar o desconforto típico que geralmente causa as pernas inchadas e a retenção de líquidos. Confira abaixo dicas para evitar pernas inchadas na gravidez.

Dicas para evitar pernas inchadas na gravidez

Mover as pernas

Uma das melhores dicas na hora de prevenir o inchaço nas pernas é movê-las e realizar algum exercício físico. Embora no início isso lhe custe, é bom sair para caminhar algumas vezes por dia e assim reativar a circulação sanguínea. Se você se atreve por algo mais, pode nadar ou andar de bicicleta e ajudar as pernas a se mover o suficiente para aliviar esse inchaço.

Boa alimentação

A alimentação é a chave na hora de melhorar o inchaço das pernas durante a gravidez. Uma dieta saudável e equilibrada ajuda a reativar toda a circulação do sangue e combate a retenção de líquidos. É essencial aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como é o caso dos vegetais, frutas e cereais e a evitar o consumo excessivo de sal, já que o mesmo favorece a retenção de líquido nas pernas.

Beber muita água

A retenção de líquidos é uma das causas pelas quais as pernas sofrem inchaço durante a gravidez. Para combater essa retenção, é importante beber muita água ao longo do dia. Graças à água, o corpo fica perfeitamente hidratado e consegue depurá-lo eliminando uma boa quantidade de toxinas e substâncias prejudiciais para o organismo.

Roupa leve

Durante a gravidez é muito importante usar roupas leves o máximo possível e evitar sapatos com saltos, já que podem agravar o inchaço das pernas. A roupa excessivamente apertada pode provocar sérios problemas de circulação o que não é nada bom para aliviar o inchaço das pernas.

Banhos de água fria

Caso suas pernas estejam muito inchadas, é bom mantê-las em água fria, a fim de reduzir tal inchaço e melhorar a circulação na área. Aplicar algo frio nas pernas é um remédio caseiro ideal para aliviar o desconforto e a dor típica das pernas inchadas.

Massagens corporais

Uma boa massagem nos pés e nas pernas te ajudará a reduzir o inchaço da área. Você pode usar algum creme relaxante ou algum óleo essencial, como o de alecrim para estimular a circulação sanguínea e reduzir a retenção de líquidos. Portanto, não hesite em dar-se uma massagem antes de dormir, pois é ideal para relaxar toda a tensão da área e proporcionar uma tranqüilidade que te ajudará a dormir muito mais rápido e melhor.

O inchaço das pernas é bastante normal em mulheres com um estado gestacional bastante avançado, por isso é útil tomar conhecimento dessas maravilhosas dicas para reduzir o desconforto típico do inchaço das pernas. Estas são dicas muito fáceis e simples que você pode fazer sempre que quiser e que te ajudaram a ter uma gravidez mais leve, afinal pernas inchadas na gravidez é muito desagradável.