Dicas para estimular a aprendizagem do bebê

Dicas para estimular a aprendizagem do bebê

.. comentário


Em muitas ocasiões, os adultos vivem sob pressão. A sociedade nos exige e às vezes o fazemos ainda mais. Sem perceber, em muitas situações do dia-a-dia, essas exigências são transferidas aos bebês. No entanto, seu cérebro ainda não está preparado para isso e, portanto tem repercussões negativas. Para promover uma adequada aprendizagem em bebês menores de um ano, é aconselhável o uso de uma estimulação precoce correta. Esta consiste em oferecer ambientes estimulantes para que o bebê desenvolva ao máximo seu potencial.

No entanto, devemos ser respeitosos com os tempos e o ritmo em que aprendem. Isso significa que devemos evitar pressionar o bebê. Submetê-lo a altos níveis de estresse não proporcionará nem a aprendizagem nem a saúde emocional.

Você quer saber como incentivar a aprendizagem do bebê? Confira aqui dicas para estimular a aprendizagem do bebê.

O bebê também aprende enquanto dorme

Os bebês também aprendem enquanto dormem. Estudos demonstraram que os recém-nascidos com um dia de vida já respondem a estímulos repetidos enquanto dormem. Além disso, dormir ajuda a reter o que aprendeu. Por isso, proporcionar um bom descanso ao seu bebê facilitará desenvolver melhor suas habilidades.

A importância dos sentidos

Os sentidos desempenham um papel fundamental na aprendizagem dos bebês. Eles aprendem observando, tocando, provando, ouvindo e definitivamente, explorando. Por esta razão e sempre em condições seguras, deixe seu bebê investigar e conhecer o mundo ao seu redor.

A aprendizagem através da interação com o mundo e a imitação

Os bebês também aprendem interagindo com o mundo ao seu redor e através da imitação. Por esta razão, é melhor que eles tenham alguma autonomia para experimentar. Mas lembrando que sempre em condições seguras. Se você quiser que ele aprenda a comer sozinho, deixe-o fazer! Tente não estabelecer limites com frases como: “Não, não é assim, você vai cair!”. Eles aprenderão a colocar a colher na boca da maneira correta, mas antes disso vão derrubar algumas pelo caminho.

Quando aprendem?

Um bebê experimenta um maior aprendizado quando se sente seguro. Ou seja, quando se encontram ao redor de seus cuidadores primários e em um ambiente conhecido. É nesses momentos em que eles não estão preocupados com sua sobrevivência, por isso que sua capacidade de retenção é muito maior.

Em situações de estresse, os bebês liberam um hormônio chamado cortisol. Se estão longe de suas figuras de apego, se produz a liberação do referido hormônio. Isso danifica as células do hipocampo, dificultando os processos de memória e aprendizado.

Dicas simples para estimular a aprendizagem do seu bebê

– Viva sua vida com ele. Quando você for andar na rua, fazer compra ou subir no ônibus. Inclua-o em todas as situações cotidianas possíveis. Tudo isso proporcionará excelentes oportunidades de aprendizagem que nem sempre levamos em consideração.
– Quando ele já conseguir ficar sentado sozinho, coloque em seu alcance materiais seguros e naturais. Encoraja-o a tocar, observar e explorar o mundo ao seu redor.
– Quando ele já for capaz de se mover sozinho, deixe-o livre para explorar. Antes disso, não se esqueça de verificar os possíveis riscos domésticos para evitar acidentes.
– Lembre-se de que o sono reforça a aprendizagem. Portanto, é vital que o bebê descanse o tempo necessário de acordo com sua idade.