Dicas para curar unha encravada

Dicas para curar unha encravada

.. comentário


Não há nada mais tedioso na saúde das mãos ou dos pés que ter uma dolorosa unha encravada. Se você já teve uma unha encravada alguma vez na vida sabe do que estamos falando, dói demais, não é verdade? Por isso, é sempre uma boa ideia conhecer algumas dicas para curar unha encravada e se ao longo da sua vida você passar por uma situação dessa saberá o que fazer para suportar todo esse desconforto.

Além de ser bastante dolorosa também é antiestético e pode até mesmo impedir que você realize sua vida cotidiana. Se a unha encravada aparece em alguma unha de sua mão poderá te impedir de fazer suas tarefas manuais, tais como a escrita, tarefas domésticas, trabalhos no computador, etc… Se a unha encravada for no pé ela pode chegar até mesmo te impedir de andar normalmente.

A unha encravada nada mais é do que uma unha encravada que cresce incorporado no lado do dedo e escava na carne, algo que é desconfortável e doloroso. Além disso, se infectado pode escorrer pus e ser ainda mais doloroso.

Dicas para curar unha encravada

A melhor maneira de curar uma unha encravada é não ter que fazer, ou seja, impedir que ela encrave. Para isso, você deve realizar um corte diferente do que está acostumada. Em vez de cortar a unha até a borda e cavar a pele quando cresce, o ideal é que não tenha que ter que cortar nada. O melhor é cortar a unha de forma reta, simples assim.
dicas-para-curar-unha-encravada1
Mas, caso você já possua uma unha encravada e está sentindo a dor que significa ter uma unha encravada na carne, o melhor que pode fazer é optar por remédios naturais para unha encravada que te ajudarão a não sentir dor e fazer com que a mesma se cure rapidamente sem você ter que sofrer.

Remédios caseiros para unha encravada

Óleo de vitamina E

O óleo da vitamina E é um dos remédios mais eficazes para unhas encravadas amacia já que suaviza e hidrata as unhas. Além disso, a vitamina E facilita a cicatrização das lesões na pele. Você terá que aplicar este óleo onde tem o problema e deixar atuar até que se absorva completamente. Volte a aplicar várias vezes ao dia até que se torne fácil cortar a unha novamente.
dicas-para-curar-unha-encravada2
Outra opção é aplicar o óleo de vitamina E com um outro óleo, como o óleo de oliva, de ricina ou jojoba e aplicá-lo todos os dias para amaciar a unha.

Mel

A melhor maneira para prevenir e para curar as unhas encravadas é tentar manter as unhas hidratadas para que a pele ao redor das unhas se mantenha flexível. O mel funciona como um grande agente hidratante e por ser um hidratante natural, atrai e retém a umidade. Além disso, o mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que combatem a infecção e reduzem a inflamação.

Você só tem que esfregar o mel puro sobre a área afetada e deixar atuar por algumas horas para amolecer as cutículas. Se você fizer isso todos os dias poderá se livrar do problema, embora o ideal é evitar que o problema ocorra.

Limão

Para curar unhas encravadas com limões, você deve cortar um limão ao meio e despejar um pouco de sal na superfície da polpa e introduzir no dedo por 20 minutos. Se você fizer este procedimento diariamente, em apenas um pouco mais de uma semana verá como a saliência irá gradualmente desaparecer. Este remédio é o mais eficaz e também permite que você se livre da dor.

Tomilho

Você terá que fazer um chá com uma colher de sopa de tomilho em um copo de água com uma capacidade de cerca de 250 ml. Deixe que ferva e depois deixe esfriar um pouco. Quando o chá de tomilho estiver bastante fria ou morna você terá que mergulhar o dedo onde tem a unha encravada, cerca de dez minutos.

Para este remédio ser eficaz, deverá fazê-lo três vezes por dia. Se fazê-lo desta forma, em pouco mais de uma semana, vai começar a notar os bons resultados e também começar a sentir menos dor.

Água do mar

Este remédio é para aquelas pessoas que possui mais tempo em suas vidas. Terá que colocar a mão ou o pé onde se encontra a unha encravada por meia hora em um recipiente com água do mar a cada dia. Se onde você mora não tem praia e portanto não conseguirá água do mar, pode fazer com água e sal. Você terá que repetir esse processo todos os dias até que a unha encravada desapareça.

Amêndoas

As amêndoas além de serem muito ricas também são boas para as unhas encravadas, já que possuem uma grande quantidade de vitamina E. Também contêm ácidos graxos essenciais que podem ajudar a reduzir o inchaço e a inflamação. Para alcançar bons resultados deverá embeber um punhado de amêndoas e deixá-las em água durante a noite. No dia seguinte, moa as amêndoas. Depois deve misturar as amêndoas moídas com uma gema de ovo batido e um pouco de mel.
dicas-para-curar-unha-encravada3
Todos os dias antes de ir para a cama você deve aplicar a mistura sobre a unha afetada (ou em todas, se preferir) e faça isso com luvas. Deve deixar agir durante a noite e pela manhã a primeira coisa que tem a fazer é lavar bem toda a área. Você deve fazer isso duas ou três vezes por semana e já começará a notar melhorias.

Esses são alguns remédios caseiros para unhas encravadas que te ajudarão a curar sua unha. Mas, se você ver que após dias de aplicação dos remédios sua unha continua a mesma, o melhor que pode fazer é ir ao médico para ele dar uma olhada e você poder decidir a melhor maneira de tratá-la.