Dicas e remédios caseiros para mãos secas

Dicas e remédios caseiros para mãos secas

.. comentário


As mãos secas e agredidas, além de não serem esteticamente bonitas, são uma indicação de que o nosso organismo não está bem e precisa ser reequilibrado. Confira aqui dicas e remédios caseiros para mãos secas.

Neste post, vamos esclarecer muitas coisas sobre as mãos secas e disponibilizar vários remédios caseiros para que suas mãos fiquem sedosas e bonitas, através de plantas naturais e gestos cotidianos muito simples e assim remover a secura e todas as patologias associadas.

Mãos secas

As mãos ressecadas não são só um problema de estética, mas também de saúde, já que quando as mãos e as unhas estão extremamente secas, a pele se torna frágil, se parte e saí feridas.

Embora haja um fator genético que não podemos ignorar (as peles brancas, com sardas ou finas tendem a debilitar-se com mais facilidade), quase todas as causas são sempre de agressões externas.

Causas de mãos secas

Sendo assim, se conhecemos os agentes causadores, podemos trabalhar para evitá-los e ter sempre mãos bonitas e jovens.

– Embora com a idade, a pele torna-se mais frágil, perde tom e brilho, tem também o fato de termos que estar em contato com os produtos de limpeza agressivos, os alvejantes, os detergentes, os líquidos químicos e algumas preparações de jardinagem ou piscinas.
– A epiderme, de todo o corpo, também se seca pelo frio extremo, pelo vento, pelo calor e pelo sol.
– As mulheres que atingiram a menopausa freqüentemente acusam maior fragilidade e secura corporal.
– Algumas doenças, medicamentos e tratamentos hormonais para patologias de consideração apresentam secura na pele assim como um efeito colateral recorrente.

Remédios caseiros para as mãos secas

Começamos por os mais simples e mais óbvios e terminamos com algumas receitas básicas para executar facilmente em casa com algumas plantas ou óleos essenciais.

– O primeiro é apelar para a proteção. Se você deseja ter mãos bonitas, tem que usar luvas específicas para as tarefas domésticas, de jardinagem, etc. É a única maneira de proteger a pele e prevenir as agressões e impedir feridas, cortes ou arranhões.
– O mesmo conselho básico serve para o clima. Porquê mesmo que você tenha mãos bonitas, se sair sem luvas durante um dia de inverno, voltará para casa congelada e com a pele escamosa.
– Se você mora em uma área quente ou vai à praia, não se esqueça de proteger suas mãos com o mesmo protetor solar que usa no rosto e no decote.
– Mantenha sempre a pele hidratada com cremes naturais ou essências vegetais. Ajuda, inclusive, o fato de dar uma massagem com óleo de amêndoas após o banho.
– Se você estiver na menopausa e está acontecendo mudanças em seu organismo, as cápsulas de óleo de prímula (por via oral) contribui para regular todos os desconfortos naturais desta fase, incluindo a secura da pele.
– Independentemente do seu creme habitual, que você precisa usar pelo menos duas vezes por dia, é uma boa escolha acostumar a usar uma pomada feita com aloe vera, que pode ser espalhada por toda a área. Para uma maior eficácia, venda dedo a dedo com cuidado e fique com esta pomada durante 20 minutos. Se você quiser aumentar o efeito do aloe vera, pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de rosa mosqueta.
– Você também pode preparar uma máscara com duas colheres de sopa de mel, meio abacate e uma gema de ovo.
– Você pode repetir essas operações quantas vezes achar necessário. As mãos extremamente secas necessitam de nutrição, hidratação, vitaminas e minerais para se recuperar. E os remédios caseiros para mãos mencionados acima não apresentam nenhuma contra-indicação de nenhum tipo. Portanto, use-os em abundância.

Você sabia que…

Mãos secas com unhas descuidadas envelhecem muito. Não adianta em nada manter a pele do rosto sempre bem cuidada e não dar atenção a pele das mãos. As mãos são as reveladoras da idade.

A manteiga de karité também é um dos remédios naturais infalíveis para as mãos secas e rachadas.