Dicas de como parar de roer unhas

Dicas de como parar de roer unhas

.. comentário roer unhas


Algumas pessoas com muito esforço não conseguem parar de morder as unhas. Acredita-se que a principal causa é o nervosismo, mas por trás pode ser muitas outras razões para este mau hábito. Hoje vamos dizer tanto as possíveis causas como algumas dicas de como parar de roer unhas que você precisa colocar em prática a partir de hoje.

Por que mordemos as unhas?

O hábito de roer unhas também é chamado de onicofagia e ocorre tanto em crianças como em adultos. Não é uma doença mas é uma condição psicológica que pode ser causada por dois tipos de causas:

Causas externas: São mais fáceis de controlar, já que são derivadas do nervosismo e estresse diário, problemas familiares ou de relacionamento, ansiedade ou encargos que enfrentam exames, etc.
Causas internas: É mais difícil de controlar e às vezes precisa de ajuda psicológica, porque está associado com possíveis traumas de infância, distúrbios do sistema nervoso, falta de autoestima, necessidade de se auto ferir, humilhação, etc.

Embora as unhas voltam a crescer, os danos colaterais deste mau hábito podem ser piores do que você pensa:

– Nas unhas vivem germes de todos os tipos e ao levarmos a boca e entrar em contato com a saliva pode provocar doenças gastrointestinais.
– Se você morder suas unhas excessivamente a ponto de sangrar, isso pode provocar infecções em suas cutículas e dedos.
– A unha é deformada por que embora volte a crescer, ela fica agredida e nunca mais volta a ser como antes.
– As cutículas se inflamam e é uma característica que pode se tornar permanente.
– Os dentes também podem sofrer modificações em sua aparência de de tanto roer as unhas.
– A partir de um aspecto psicológico, terá a sensação de falta de controle da mesma o que levará a uma falta de autoestima e ansiedade sobre a aparência “feia” de suas mãos e unhas.
– Você pode ser rejeitada em entrevistas de trabalho pela aparência de suas mãos, especialmente se elas ficam aparentes ao público.

Dicas de como parar de roer unhas

Quando temos o hábito de roer as unhas algumas pessoas nos dizem para deixá-las sempre com esmalte para evitar mordê-las. Mas, provavelmente você já tentou isso e não deu certo e acabou perdendo a esperança, não é? No entanto, aqui você vai encontrar soluções reais para o seu problema:

– Faça um exercício de autoconhecimento e tente descobrir de onde vem o seu problema. Pense se é em um momento que você está mais ansiosa e sente a necessidade de morder as unhas. Canalize o seu problema e foque toda a atenção para uma atividade mais agradável e tranquila, pintar, meditação, exercício físico, tocar um instrumento, etc. Faça coisas que te relaxe e fique longe deste mau hábito e pouco a pouco, irá aumentando as horas sem colocar os dedos à boca.
– Chicletes: Quando você sentir a necessidade de mastigar suas unhas, pegue um pedaço de chiclete (sem açúcar) e fique mastigando. Para isso, leve sempre em sua bolsa ou carteira, uma cartela de chicletes sem açúcar. Isto te manterá ocupada durante um tempo.
– Esfregue suas unhas no aloe vera. O aloe vera tem um sabor muito amargo, por isso é aconselhável esfregar as unhas todas as manhãs nele, a fim de manter suas unhas longe da boca o dia todo. Experimente!

Lembre-se de que tudo está na sua cabeça e só você é capaz de corrigir. Conhece algum outro truque de como parar de roer unhas? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.