Descubra o por que das cãibras musculares

Descubra o por que das cãibras musculares

.. comentário


Os atletas muitas vezes sofrem de cãibras musculares e a grande maioria não sabem por que razões. As cãibras são espasmos que ocorrem quando um ou mais músculos se contraem involuntariamente e causam dor leve ou intensa.

O melhor para evitar que isso aconteça é a realização de alongamentos diários para que o sistema nervoso esteja ativo. Além disso, nunca deixe de estar bem hidratado para que o transporte de oxigênio seja correto.

As cãibras geralmente ocorrem na área posterior das pernas ou coxa, mas também nos pés, braços ou outras partes do corpo. A sensação de rigidez e tensão desaparece espontaneamente em poucos minutos. No entanto, pode acontecer que o problema possa persistir por várias horas.

Dependendo de cada caso, algumas pessoas sofrem muito mais do que outras. O importante é que uma cãibra não interrompa seu sono e que não te impeça de praticar um esporte. Descubra o por que das cãibras musculares.

Por que aparecem as cãibras musculares

Pode haver muitas razões pelas quais estas cãibras acontecem conosco, seja por um excesso de esforço físico, gravidez, idade ou ausência de nutrientes.
descubra-o-por-que-das-caibras-musculares1
Na maioria dos casos é por está última, embora também quando algo interrompe a oxigenação dos músculos pode produzir esses irritantes espasmos ou perda excessiva de líquidos, minerais e proteínas.

Uma má alimentação, falta de magnésio e potássio também nos provoca muitos episódios de cãibras. Com a falta deles o corpo não é forte e os músculos sempre fica tenso, já que eles ajudam a promover a boa circulação.

Dicas para evitar cãibras

Para estar à vontade e tratar as cãibras musculares podemos tomar várias medidas preventivas para não sofrer esse sintoma chato, entre os mais comuns se encontram:

Aumentar o consumo de água: isso fará com que ative a circulação do sangue e transporte melhor o oxigênio das células.
Bebidas isotônicas: são ideais para os mais atletas, pois contém muitos sais e minerais que ajudam a repô-los depois de cada exercício.
Use almofadas quentes e frias: está comprovado que uma almofada quente consegue relaxar o músculo quando está rígido e tenso. Enquanto que a fria ajuda a reativar a circulação para que o sangue corra normalmente.
Exercícios de alongamento: Como mencionamos é muito importante esticar os músculos para que eles não te jogue um truque sujo, por isso, você deve sempre alongar quando terminar a rotina de exercícios e também no final do dia de trabalho.
Afrouxar as roupas: Usar roupas muito apertadas pode provocar cãibras, portanto, é conveniente usar roupas confortáveis, onde suas pernas estejam comodas. As roupas apertadas sempre dificultam a circulação.

O alimentação é a base: você deve consumir uma quantidade de alimentos que te ajudará a prevenir as cãibras, entre os mais importantes se encontram:

– Vitamina B12
– Niacina
– Ácido fólico
– Magnésio
– Vitamina E
– Cálcio
– Ferro
– Potássio
descubra-o-por-que-das-caibras-musculares2
Azeite de oliva virgem: Quando você começar a sentir a dor nos músculos é o momento perfeito para realizar uma suave massagem com o azeite pressionando com os dedos a área afetada.
Banhos de água quente: Se você é alguém que sofre de cãibras durante a noite pode evitar com algum banho quente, isso aumentará a circulação nas pernas e você desfrutará de uma noite sem interrupções dolorosas.

Todas essas recomendações são medidas e métodos simples que podem ser executadas sem a orientação de um médico, no entanto, se o problema persistir é muito aconselhável ir ao seu médico de confiança para que ele detecte em profundidade qual é a origem do seu problema.