Cuidados básicos para a pele seca

Cuidados básicos para a pele seca

.. comentário


A pele seca não é tão comum como a pele mista e oleosa, mas há muitas pessoas que têm este tipo de pele. Também não é a mais problemática, mas tem a desvantagem que, pela falta de hidratação e sebo natural da pele pode tornar-se mais sensível ao lidar com fatores externos. Esta é a típica pele que acaba tendo vermelhidão e prurido por enfrentar o frio ou a poluição do dia a dia.

A pele seca também necessita de alguns cuidados básicos específicos. A pele seca perde hidratação com facilidade ao longo do dia, se resseca e se irrita facilmente. São suas principais desvantagens. A vantagem é que geralmente é uma pele que não tem espinhas, já que não tem tantas impurezas e é fácil de tratar e de maquiar porque é mais homogênea. Confira abaixo os cuidados básicos para a pele seca.

Cuidados básicos para a pele seca

Cuide da alimentação

A alimentação está estreitamente ligada ao aspecto da pele. Assim como alguém que é propenso a espinhas e pele oleosa deve reduzir as gorduras saturadas na dieta, no caso da pele seca deve manter-se hidratado por dentro e também ingerir gorduras saudáveis. O ômega-3 é algo fundamental, portanto, você deve consumir peixe azul, que tem muitas proteínas e ajuda a pele a manter-se firme. Incluir esses alimentos em sua dieta é muito importante. Os frutos secos também ajudam, assim como adicionar o azeite de oliva nas refeições.
cuidados-basicos-para-pele-seca3
Outro dos básicos para hidratar a pele por dentro é beber dois litros de água por dia. Você também pode adicionar chás e sucos naturais. Evite bebidas açucaradas, pois estes danificam a pele e inflama os tecidos. É melhor optar pelas soluções naturais.

Produtos específicos para a pele seca

Para cada tipo de pele devemos comprar produtos cosméticos que sejam específicos para esse tipo de pele. Neste caso, deve comprar produtos para pele seca. Além disso, este tipo de pele exige produtos à base de óleo, uma vez que ajuda a manter a hidratação durante o dia, ao contrário dos produtos para pele oleosa,os quais devem ser a base de água para evitar o excesso de sebo na pele.
cuidados-basicos-para-pele-seca2
No cuidado de cada dia você deve utilizar um tônico para pele sensível, para equilibrar a pele. Em seguida, utilize um hidratante que seja específico para a pele seca, já que são mais densos que os normais. E quanto ao limpador, o ideal para a pele seca é o leite de limpeza, evitando os sabonetes e géis que ressecam a pele ainda mais. A maquiagem também deve ser fluida, evite usar demais a textura em pó, que resseca a pele. Inclusive no caso das sombras temos texturas que são mais hidratantes, assim você pode comprar este tipo de maquiagem.

Utilize produtos naturais

Se há algo que tem a pele seca é que ela também é uma pele geralmente muito sensível, que às vezes reage aos produtos cosméticos. Opte sempre por produtos naturais que podem ajudar a limpar e hidratar a pele.
cuidados-basicos-para-pele-seca1
A aveia, misturada com leite é um dos melhores esfoliantes naturais que existem. Além disso, também ajuda a hidratar a pele, por isso, é uma ótima opção na hora de fazer uma máscara esfoliante. Para hidratar de forma natural, temos também produtos que são econômicos, como o óleo de coco ou de jojoba. O aloe vera é o produto natural perfeito para os rostos que sofrem de vermelhidão, uma vez que acalma a pele e ajuda a equilibrar-la.

Rotina de cuidados com pele seca | Luiza Rossi