Como reconhecer as contrações de parto

Como reconhecer as contrações de parto

.. comentário


É normal as mulheres grávidas antes de dar a luz começarem a experimentar diferentes contrações em seu interior, devido aos movimentos do bebê dentro do útero, que faz com que o mesmo se abra e feche. Em muitos casos, essas contrações são confundidas com o início do trabalho de parto e se produz um falso alarme ao ir ao hospital e acreditar de maneira errônea que chegou o momento do parto. São muitas as mulheres que vão ao hospital acreditando que é hora de dar à luz quando na verdade são apenas contrações de treinamento.

Para evitar isso e para que não fique nervosa diante de quaisquer contrações, vamos explicar mais claramente como reconhecer as contrações de parto de modo que você aprenda a hora certa de ir ao hospital para dar à luz.

Como conhecer as contrações de parto

É bastante comum que a mulher grávida sofra várias contrações ao longo do período de gestação, então você não deve se preocupar em caso de sofrer algumas. As que ocorrem durante as últimas semanas são as que podem indicar que chegou o momento de dar a luz. Este tipo de contrações que ocorrem durante a gravidez, assemelham-se às dores que ocorrem durante a menstruação e têm um caráter irregular, de modo que pode ocorrer uma vez por semana ou por mês. Não são muito dolorosas e são fáceis de diferenciar das contrações de parto que realmente indicam que chegou a hora de dar a luz.

No caso das contrações que indicam a chegada do trabalho de parto, elas ocorrem muito mais regularmente e em um intervalo que vai desde 20 minutos até 30 minutos. Com a passagem do tempo, os minutos são encurtados e o mesmo ocorre com mais frequência. Estas são as contrações que advertem que o parto está próximo.

Com a passagem dos minutos a dor ao sofrer as contrações começa a ser bastante intensa e forte, devido aos movimentos que fazem os músculos que há colo do útero. Antes de ir ao hospital é aconselhável relaxar o máximo possível para evitar algum outro problema e medir o tempo entre as diferentes contrações. No início, haverá um lapso de tempo bastante longo de 15 a 30 minutos e durarão aproximadamente uns 20 segundos. No caso das contrações continuarem a ocorrer a cada 10 minutos e sua duração for de aproximadamente 1 minuto, é o momento de preparar tudo para ir ao hospital porque o tempo indica que o bebê está pronto para sair.

Esperamos que tenha ficado bastante claro o tema “contrações” e que você saiba como diferenciar as normais que dão durante toda a gravidez das que indicam que é o momento de dar a luz. O que deve ter em mente é que deve manter sempre a calma.

Caso você tenha dúvidas, é aconselhável ir a um profissional para que ele possa esclarecer todas as suas dúvidas. Certamente o tema “contrações” é um dos mais importantes na gravidez, uma vez que indicam que o momento do parto está próximo e o sonhado e desejado momento de ver o bebê se aproxima.