Como pintar o cabelo com anilina? Prós e contras!

Como pintar o cabelo com anilina? Prós e contras!

.. comentário


Nos últimos anos, o cabelo fantasia se tornou uma tendência no país. Muitas vão ao salão de beleza com o intuito de realizar o sonho de ter o cabelo colorido e bonito. E para isso a anilina é essencial. Mas afinal, como pintar o cabelo com anilina? Conheça os prós e contras!

Em si, todo o processo é muito tedioso. As descolorações, dependendo da tinta que você quer, depois a secagem, a tintura, blá, blá, blá… e não termina aí. O que vem depois? Sim, ver como a água fica com a cor do seu cabelo a cada lavagem. As tintas fantasia em geral tendem a ser semi-permanentes, ou seja, perde a cor com a lavagem até chegar ao ponto em que você deve voltar a tingir, mas também existem algumas “permanentes”. O problema destas? A maioria contém amônia, a qual prejudica ainda mais o cabelo, levando em conta que, por si só, a descoloração já causa grandes danos. Deseja uma opção para tingir seu cabelo sem danificá-lo tanto? A anilina é uma boa opção.

A anilina usada para este processo é chamada anilina a álcool (anilina de madeira) ou também conhecida como anilina vegetal, sendo este o ponto importante. Não contém produtos químicos nem aditivos que provoquem algum tipo de dano ao cabelo. Há muitas pessoas que por confusão pensam que é a anilina que encontramos em todo lugar para tingir roupas, mas não, essa anilina é tóxica e bastante perigosa para usar no cabelo. Enfim, vamos ao trabalho de uma vez por todas.

Como preparar a mistura para tingir o cabelo?

Precisamos:

→ Condicionador branco
→ Anilina (uma pitada)
→ Luvas (suja MUITO as mãos)
→ Bowl

1- Despeje o condicionador no bowl, de acordo com a quantidade que você precisa para cobrir todo o seu cabelo até as pontas.
2- Coloque uma pitada de anilina.
3- Misture bem até o pó se misturar com o condicionador de forma homogênea.
4- Distribua por todo o cabelo. Recomendamos que coloque creme ou óleo de coco nas áreas do pescoço, orelhas e testa para que, se sujar, seja mais fácil remover a anilina.
5- Deixe atuar por 30 minutos aproximadamente.
6- Enxague o condicionador com água até remover a maior parte do excesso de tintura (até que a água não tenha tanta cor) e lave como de costume o cabelo.
Como pintar o cabelo com anilina? Prós e contras!

Como pintar o cabelo com anilina? Prós e contras!

Prós:

Preço: A anilina vegetal é muito barata! Onde comprar anilina? Você pode encontrá-la em lugares onde vendem itens para artesanato em madeira. Custa em média menos de R$10,00.
Duração no cabelo: Normalmente a cor dura aproximadamente 1 mês ou mais sem retoque. Levando em conta se você lava o seu cabelo dia sim, dia não.
Quantidade: Pouca quantidade de anilina já é suficiente. (como citamos acima, basta uma pitada).
Cor: As cores são muito vibrantes, bonitas e existem muitas variedades de cores. Talvez no início sejam muito fortes, mas com algumas lavagens fica uma cor mais “normal”.

Contras:

Manchas: A anilina mancha muito. Quando utilizada em excesso pode até mesmo manchar a roupa (o travesseiro, as toalhas, etc). Inclusive o próprio azulejo do banheiro pode ficar com a cor por um tempo. Por isso é tão essencial o uso de luvas ao manusear a anilina.

Como você pode ver, os prós são muitos, algo muito bom para todos aqueles que amam pintar os cabelos.

IMPORTANTE! Os resultados podem ser diferentes dependendo da pele de cada pessoa. Na dúvida, faça um teste de alergia. O uso a longo prazo da anilina pode provocar danos ao organismo como qualquer outro produto. Use a sua própria responsabilidade.