Como o ciclo menstrual afeta a saúde da pele

Como o ciclo menstrual afeta a saúde da pele

.. comentário


Todas as mulheres já passaram pela seguinte situação: Vai a uma festa, o aniversário de uma amiga ou a um primeiro encontro e de repente se olha no espelho mesmo maquiada e percebe uma horrível espinha e em um lugar muito visível… Bem, esta é apenas uma pequena amostra de como o ciclo menstrual afeta a pele.

Se você quiser saber os detalhes e os sintomas mais característicos de como afeta o ciclo menstrual não só na aparência, mas também na saúde e na pele, continue lendo esse post que detalhamos mais de como o ciclo menstrual afeta a saúde da pele.

Embora a maioria das pessoas pensem que o ciclo menstrual afeta apenas a pele entre 4 ou 5 dias do período menstrual, a verdade é que temos sintomas e alterações na pele durante os 28 dias que dura um ciclo.

Como o ciclo menstrual afeta a saúde da pele

Como o ciclo menstrual afeta a saúde da pele

As alterações mais comuns da pele em cada fase são:

1. Pré-ovulação: A ovulação ocorre em torno do 14º dia do seu ciclo menstrual, o qual começa no primeiro dia de sua regra. Quando termina o sangramento o nível de estrogênio aumenta consideravelmente, ajudando a pele a ficar mais saudável e bonita.
2. Ovulação e menstruação: A pele começa a ficar oleosa e os problemas de acne aumentam principalmente em pessoas com pele oleosa e propensa a sofrer surtos de espinhas e cravos.

Como podemos cuidar da pele no ciclo menstrual?

Agora que sabemos os sintomas ou sinais que a pele envia durante o ciclo menstrual, vamos ver como podemos cuidar da pele para que ela sofra menos estas alterações hormonais:

Se você tem a pele oleosa é mais propensa à acne…

1- Coloque mais emprenho em sua limpeza facial diária: Combine géis para peles mistas e oleosas, que purifiquem e equilibrem a quantidade de sebo e hidratantes fluidos e leves que hidratem, mas não engordurem ainda mais a pele.
2- Se você não consegue equilibrar a sua pele usando os dois produtos recomendados acima, deve usar um produto específico para acne que será aplicado sobre a mesma, assim elas vão secar e dissolver. Os que contêm ácido benzoico dão muito certo nestes casos.
3- É importante não se esquecer de usar tônico durante esses dias. O tônico ajuda a limpar mais profundamente, desinfetar e restaurar o pH adequado da pele.

Se você é de pele seca…

Sua pele ficará muito mais seca e desidratada nos primeiros dias do ciclo, pois é onde o nível de estrogênio diminui consideravelmente.
Sua pele estará muito mais sensível, aparecendo inclusive áreas mais vermelhas do que outras ou até mesmo pequenas peles mortas.

Se isso acontecer, você deve:

1- Evitar os cremes fortes, com ácidos ou vitaminas A e C.
2- Não é o melhor momento para começar a inovar e experimentar novos produtos cosméticos, pois eles podem causar algum tipo de irritação ou alergia devido à sua maior sensibilidade.
3- Evite tratamentos nos primeiros dias do ciclo menstrual como microdermoabrasão ou tratamentos com laser.
4- Nem é hora de tomar sol excessivo, já que assim as queimaduras ocorrem mais rápido do que o normal. Se você não pode evitá-lo por motivos de trabalho ou causa maior, aplique a proteção solar total por todo o rosto e áreas expostas à luz solar direta.

Outras indicações durante o ciclo menstrual

Como o ciclo menstrual afeta a saúde da pele

Embora pareça contraditório, fazer exercício físico vai ajudar a acalmar quaisquer inconvenientes ou cólicas pré-menstruais ou menstruais. O exercício físico também contribui não só para melhorar a aparência física da sua pele corporal, mas também facial, porque elimina toxinas e impurezas deixando os poros muito mais limpos.

• É aconselhável beber muita água, não só durante o exercício, pois isso irá manter a pele sempre hidratada e fresca.
• Nas épocas de calor, onde você começa ir à praia, deve usar fator de proteção solar. Não se exponha ao sol direto durante as horas de calor extremo (12:00 até 16:00 horas) e use um “pós-sol” depois para aliviar e dar frescor à pele.

As mulheres são uma mudança contínua de hormônios que afeta não só o humor, mas também a aparência e saúde da pele. Agora que você já sabe como se produzem algumas dessas mudanças durante o ciclo menstrual, poderá dar solução para muitos dos problemas que vinha lutando há anos.


  • menstruacao pele seca
  • Pele mais bonita proximo a menstruaçao
  • menstruar deixa a pele bonita
  • pele bonita durante menstruacao
  • alterações na pele durante ciclo menstrual