Como ensinar as crianças cuidar dos dentes

Como ensinar as crianças cuidar dos dentes

.. comentário


Muitas crianças têm problemas em seus dentes devido à falta de higiene dos mesmos e à pouca importância que dão à escovação. É por isso que é importante ensinar as crianças prematuramente a escovar os dentes de forma correta, além de mostrar a elas uma série de hábitos de higiene para poder ter dentes perfeitos.

Os pais têm um trabalho fundamental para isso, pois devem ensinar e ajudar a dar importância à limpeza dos dentes. Então, hoje vamos te ensinar como ensinar as crianças cuidar dos dentes e a tornar a escovação do mesmo um hábito do dia a dia.

Como ensinar as crianças cuidar dos dentes

Hábitos diários

Os pais devem ensinar um conjunto de hábitos diários aos pequenos para que eles possam ter dentes perfeitos sem qualquer tipo de cárie. É aconselhável que as crianças escovem os dentes algumas vezes ao dia com a ajuda de seus pais. Com o passar do tempo e pouco a pouco as crianças vão fazer isso sozinhos sem a ajuda de ninguém.

Desde que os primeiros dentes saem, é importante realizar duas escovações ao dia, uma após a refeição e outra antes de ir dormir. As escovas de dentes devem ser com cerdas macias e arredondadas para que os dentes da criança não sofram nenhum tipo de dano. O fio dental é outro elemento essencial para manter os dentes em perfeitas condições, pois o fio atinge áreas da boca que a escova não atinge. Quanto à pasta de dentes, deve utilizar uma adequada para crianças, que contenha flúor e evitar assim problemas de cáries. Se o seu filho tiver menos de dois anos, é aconselhável escovar com água apenas porque o flúor pode acabar danificando os dentes.

Ajuda dos pais

Nenhuma criança nasce sabendo como escovar os dentes, por isso a ajuda dos pais se torna fundamental na hora de incluir bons hábitos de higiene e de limpeza dos dentes. Além de ensinar a criança a escovar os dentes adequadamente, é essencial que a leve a cada certo tempo ao dentista para que ele possa examinar e fazer uma limpeza completa nos dentes. É importante seguir uma série de hábitos alimentares para que a criança não abuse dos alimentos realmente prejudiciais aos dentes que causam cáries, como os doces . Portanto, o trabalho dos pais é fundamental e essencial na hora das crianças saberem como limpar e cuidar dos dentes.

Os dentes são uma área do organismo que normalmente as pessoas não dão muita importância e, no caso das crianças, o problema torna-se muito mais agudo. É por isso que devemos inculcar as crianças desde quem são muito pequenas a importância que tem a limpeza e a escovação dos dentes diariamente. Este fato deve tornar-se um hábito no dia a dia, de modo que, dessa forma, os dentes estejam sempre em perfeitas condições. Lembre-se de que é aconselhável ir ao dentista com freqüência e evitar problemas futuros relacionados ao aparecimento de cáries.