Causas e soluções dos pés frios

Causas e soluções dos pés frios

.. comentário


Existem várias causas para os pés frios e muitos problemas de saúde ocasiona isso, mas hoje vamos oferecer aqui alguns remédios naturais para acabar com os pés frios. Revelando as causas e soluções dos pés frios.

Causas dos pés frios

Os pés frios não são, em si, nenhuma enfermidade e sim um sintoma de que algo está acontecendo.

– Geralmente é um problema de má circulação, mas há outras possibilidades.
– Metabolismo basal muito lento. Ocorre em pessoas que sempre têm a temperatura corporal muito baixa (em casos extremos que há também um problema de tireoide).
– Em anemias graves a pessoa tende a estar muito fraca e com sensação de frio constante.
– Quando há muita tensão na lombar podemos encontrar, em alguns casos, dor nas pernas e pés frios.
– Em casos de resfriados e estados gripais (há uma sensação de calafrios).

Fitoterapia para os pés frios

– Na maioria dos casos, basta tomar duas vezes por dia um copo de alguma mistura circulatória de plantas medicinais. No geral, o ginkgo, o rusco e a castanha da índia são as mais comuns. Como tem um gosto forte você pode comprar em gotas ou cápsulas.
– A fitoterapia nos oferece outro grande remédio natural para os pés frios, trata-se da infusão de gengibre com canela. É muito agradável e também muito eficaz (tanto em caso de resfriado como problemas circulatórios). Para isso basta uma colher de chá de gengibre (em pó ou fresco) e uma colher de chá de canela de boa qualidade (deve cheirar bem forte) em um copo de água . Ferva e deixe descansar. Se quiser pode adoçar e tomar duas ou três vezes por dia.

Alimentos recomendados para combater os pés frios

Para uma pessoa que tende a ter mãos e pés frios a Medicina Tradicional Chinesa recomenda o remédio natural mais eficaz que é somente uma dieta que aumenta o calor corporal.

– Para isso, devemos reduzir, especialmente no inverno, os alimentos crus.
– Os lácteos (leite, iogurte, queijo, etc.) também não são recomendados porque tendem a resfriar no organismo. Em contrapartida o picante (alho, pimenta, pimentão, gengibre, etc.) será um dos amigos mais especiais, já que ajuda a dar calor e melhora a circulação (especialmente o gengibre).
– Os óleos vegetais (de gergelim, principalmente) não refinados e os frutos secos não devem faltar em nossa mesa, já que fornece calorífico.

Hidroterapia, como terapia para os pés frios!

– Para estes casos crônicos de pés frios o conselho tradicional é o banho do pé a temperatura alternada. Você deve colocar os pés em um balde ou bacia com água bem quente por cerca de dez minutos. Se também sofre com mãos frias, pode aproveitar o momento e colocá-las também.
– Depois desses dez minutos, introduza os pés, por um segundo, em outro balde ou bacia (onde anteriormente vamos colocar) água fria. Imediatamente coloque meias grossas e vá para a cama (por isso o recomendado é que faça antes de ir dormir). O normal é que depois de alguns minutos comece a sentir um grande calor. É um bom sinal. Tire as meias e vá dormir.
– Para as pessoas com problemas circulatórios, problemas cardíacos ou saúde debilitada deve primeiro perguntar ao médico se há algum problema em fazer este exercício hidroterápico.

Outras terapias naturais e dicas para os pés frios

– A reflexologia podal é uma das terapias mais eficazes já que além de melhorar a saúde estimulando pontos reflexos do corpo localizados na planta do pé, tonifica diretamente essa área.
– A acupuntura tende a regular a temperatura do organismo, já que sempre busca o equilíbrio de cada órgão.
– Aplique nos pés frios um pouco de óleo de gergelim (com uma massagem vigorosa) é um dos remédios naturais mais simples, econômicos e eficazes.
– É importante sempre ter os pés bem “protegidos”. Bons sapatos e meias boas no inverno são essenciais, já que quando temos os pés todo o corpo esfria. Algumas pessoas afirmam que colocar um pouco de pimenta preta em pó dentro dos seus sapatos ajuda no problema.
– Por último, é sempre aconselhável praticar exercício físico, pois melhora os pés frios, já que melhora a circulação e o metabolismo em geral.