Bronquiolite: O que é, causas e muito mais!

Bronquiolite: O que é, causas e muito mais!

.. comentário


O que causa bronquiolite é uma infecção dos bronquíolos, os finíssimos canais que são correm pelos brônquios para chegar aos pulmões. Saiba mais bronquiolite: O que é, causas e muito mais!

O que é bronquiolite

A bronquiolite é uma infecção dos bronquíolos, canais muito finos que correm pelos brônquios e que chegam aos pulmões. Em geral, a bronquiolite afeta crianças menores de um ano de idade, especialmente se frequentam creches. Esta infecção é geralmente devido a um vírus, chamado vírus sincicial, responsável por uma grande parte das infecções das vias respiratórias dos lactentes, particularmente difundida nos meses de inverno.

Sintomas de bronquiolite

– A criança afetada pela bronquiolite fica muito abatida, não possui apetite e tem tosse seca.
– A febre nem sempre está presente e em geral, não excede os 38 ºC.
– Muitas vezes, o nariz da criança goteja.
– Os primeiros sinais de melhora ocorrem três dias após o início dos sintomas e desaparecem após uma semana ou mais. Se, por outro lado, a situação agravar, a criança pode ter dificuldades na hora de respirar e pode sofrer assobios.

Quando levar a criança ao pediatra

Deve sempre levar seu filho ao pediatra, mas especialmente quando a bronquiolite afeta as crianças pequenas, bebês prematuros e crianças afetadas por outras doenças imunológicas, sistema nervoso, cardiovascular ou pulmonar.

Tratamento da bronquiolite

– Na presença da bronquiolite, a criança pode continuar a mamar no peito, mas nunca deve ser forçada a comer. Se já está desmamado-a, é importante respeitar a sua falta de apetite, encorajando-a no entanto a beber muito líquido.
– Às vezes, no caso de crianças com menos de um ano de idade, o pediatra pode exigir a sua internação no hospital como medida de precaução, para enfrentar de modo mais adequado uma possível crise respiratória ou um problema de desidratação.
– Na verdade, uma respiração ansiosa, unida a aparição de febre, provoca uma grande dispersão dos líquidos, por esse motivo, é necessário dar muito líquido à criança. Os líquidos ajudam a fluidificar as secreções que se formam nos bronquíolos e que, deste modo, são mais fáceis de eliminar com a tosse.