Aprenda como evitar o mau odor dos pés

Aprenda como evitar o mau odor dos pés

.. comentário


Aprenda como evitar o mau odor dos pés e resolva de uma vez por todas o seu problema e também o problema das pessoas que fica ao seu redor.

Causas do mau odor dos pés

É muito importante entender que o mau odor dos pés é apenas um sintoma de que algo está acontecendo conosco e nem sempre o problema é apenas nos pés. As causas do mau cheiro nos pés podem ser várias.

Presença de fungos ou bactérias: cujo desenvolvimento nos pés geram de forma direta o mau odor nos pés. É mais comum no verão por causa do calor e do fato de irmos mais vezes em lugares com muitas pessoas descalças (praia, piscinas, ginásios, etc.)
Sapatos inadequados: se faz calor e usamos sapatos muito apertados nossos pés não transpiram e inevitavelmente, vão suar e produzir odor. É curioso como muitas vezes apenas mudando o tipo de calçado desaparece o mau cheiro dos pés.
Sistema nervoso muito alterado: o estresse é o responsável, em muitos casos, o mau odor dos pés é devido ao aumento da transpiração.
Outras causas: o mau cheiro dos pés pode ser devido a desequilíbrios hormonais, medicamentos ou alguns problemas metabólicos.

Remédios caseiros para eliminar o mau odor nos pés

– Use apenas meias de algodão ou fibras naturais, uma vez que absorvem melhor o suor e permitem que seus pés transpiram melhor.

– Se você transpira mais com determinados tipos de sapatos é simples… deixe de usá-los. Como já dissemos, procure por sapatos que não sejam muito apertados e que tanto o design como o material permite que o pé ventile com facilidade.

– Aproveite qualquer oportunidade para ficar descalça e caminhar sem sapatos nem meias (em casa, no parque, na praia) Caminhar descalço por alguns minutos sobre a grama molhada tem sido desde a antiguidade um dos remédios naturais mais eficazes para eliminar o odor dos pés, mas acima de tudo para melhorar o nível de energia e saúde.

– Podemos lavar nossos pés, à noite, com água e um pouco de vinagre ou uma infusão de chá frio. Ambos os remédios naturais funcionam igualmente bem. Algumas pessoas adicionam, no entanto, três colheres de sopa de sulfato de magnésio ou sais de Epson.

– Para as pessoas que querem desinfetar seus sapatos podem colocá-los durante a noite no congelador ou freezer (dentro de um saco plástico). Mas faça o teste primeiro com um sapato velho (para não correr o risco de estragar seu calçado novo, caso seu congelador seja muito potente).

Fisioterapia ou plantas medicinais para eliminar o mau odor dos pés


– Lavar os pés, a noite, com uma infusão à base de plantas medicinais (sálvia, cavalinha, tomilho, etc.) geralmente é um dos remédios naturais mais eficazes. Basta ferver dois litros de água e, em seguida, quatro colheres de sopa das plantas que mencionamos. Deve deixar os pés de molho nessa preparação por cerca de dez minutos. É interessante também adicionar duas colheres de sal marinho ou bicarbonato de sódio. Algumas pessoas também adicionam seis gotas de óleo essencial. Além de lavá-los, eliminará o mau odor do pé e também acabará com a sensação de fadiga nos pés e pernas.
– O óleo essencial da árvore do chá (vendido em farmácias e ervanárias), também pode ser aplicado diretamente sobre os pés todas as manhãs, uma vez que é ideal para remover todos os tipos de bactérias e fungos.
– O própolis também é de grande ajuda para eliminar o mau odor dos pés. Basta adicionar 20 gotas na água ou chá que usamos para lavar os pés.

Alimentos altamente recomendáveis

– Para remover o mau cheiro dos pés beba bastante líquidos (água, sucos ou chás de plantas medicinais) ajuda a eliminar as toxinas do corpo, além de ajudar a ter um suor com menos odor. A clorofila (em forma líquida ou comprimido) tem também um efeito “desodorante” sobre o organismo. Em contrapartida o excesso de sal, enlatados e gorduras animais, álcool e café sempre colaboram para agravar o problema já que dificultam a eliminação de toxinas.

– Uma dieta rica em fibras como frutas, verduras e legumes nos ajuda a eliminar o mau odor dos pés.

– O café e outros estimulantes (álcool, chá, cacau, etc.) devem ser eliminados quando há uma relação clara com o sistema nervoso.

– Para ter uma boa “flora intestinal” devemos consumir alimentos fermentados, como o iogurte, o kefir, etc.

– Também podemos nos beneficiar, a nível interno, do alho (como alimento ou em forma de cápsulas) e do extrato de semente de uva. Ambos ajudam a eliminar os fungos e as bactérias favorecendo desde dentro a eliminação do mau odor dos pés.