A anestesia peridural prolonga o parto? Descubra!

A anestesia peridural prolonga o parto? Descubra!

.. comentário


O método mais conhecido para aliviar as dores do parto é a anestesia peridural. Já houve muita conversa sobre suas vantagens e desvantagens e há muitos mitos ao redor dela. Mas um novo estudo revela o quão real é a relação entre a peridural anestesia e a prolongação do parto. Mas afinal a anestesia peridural prolonga o parto? Descubra!

A anestesia peridural prolonga o parto? Descubra!

Epidural ou solução salina?

Pesquisadores da Universidade de Boston escolheram 400 mulheres de forma aleatória para dar a um grupo delas uma anestesia peridural e as outras uma solução salina durante a segunda etapa do parto. Nessa fase, o colo do útero está completamente dilatado.

O tempo médio de parto durante a segunda etapa foi quase idêntico para ambos os grupos: 52 minutos para mulheres que receberam epidurais e 51 minutos para aquelas que receberam solução salina. A diferença é tão leve que, estatisticamente não tem significância fazer uma distinção, segundo escreveram os pesquisadores na revista Obstetrics & Gynecology.

Tanto as mulheres que receberam uma solução salina como as que receberam uma epidural exigiam taxas similares de intervenções, como cesariana, partos com fórceps e episiotomias (cortes cirúrgicos para aumentar a abertura vaginal). E os bebês de ambos os grupos foi bem igualmente em termos de peso e níveis de oxigênio no sangue. Sua posição de nascimento também não pareceu ser influenciada pela anestesia peridural ou a solução salina.

O resultado abre novas perguntas

A única diferença significativa, como era de esperar, foi o alívio da dor. As mulheres no grupo da solução salina relataram mais dor à medida que avançava o trabalho de parto do que as mulheres que receberam umas anestesia peridural.

Este estudo contrasta com algumas pesquisas anteriores que relacionam a epidural com um trabalho de parto prolongado. De acordo com os cientistas, é provável que mais pesquisas sejam necessárias para que essa contradição não exista. No entanto, como eles apontam, este estudo é importante para a pesquisa médica e fornece certos indícios de que não há uma relação direta entre a epidural e o prolongamento do parto.

A epidural é uma alternativa para aliviar a dor durante o parto, mas se você tiver qualquer dúvida sobre seus riscos, é importante que te informe muito bem com o seu médico.