Alimentos que devem ser evitados durante a amamentação

Alimentos que devem ser evitados durante a amamentação

.. comentário


Segundo a Unicef, a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida poderia evitar a morte de 1,3 milhões de crianças menores de 5 anos no mundo, anualmente.

A amamentação é essencial para o desenvolvimento do bebê e até 6 meses de idade deve ser considerada como a única fonte de alimentação. Somente após esse período e com a supervisão de um especialista, você pode começar a introduzir outros alimentos. Porém, existem alguns alimentos que devem ser evitados durante a amamentação, confira quais são abaixo.

Alimentos que devem ser evitados durante a amamentação

Apesar do positivo, a obstetra Monica Thaysa Rocha Cavalcante esclarece que as mães de primeira viagem têm muitas dúvidas sobre como se alimentar adequadamente durante o período de amamentação.

Que alimentos ou ingredientes devem ser evitados durante a amamentação? De acordo com a especialista, durante o período de amamentação, as mães devem tomar alguns cuidados na ingestão de certos alimentos, bebidas e medicamentos para evitar a famosa cólica em bebês. “A alimentação deve ser equilibrada e rica em proteínas e vitaminas”, enfatiza a obstetra.
Alimentos que devem ser evitados durante a amamentação
Por isso, a profissional indica às mães quais alimentos e ingredientes devem ser consumidos com cuidado e se possível, evitados durante o período de amamentação:

– Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, sal e gordura, já que eles podem ser prejudiciais para a saúde dos adultos, serão muito mais quando atingirem o organismo do bebê.
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros, que devido ao seu conteúdo químico e alta toxicidade não são recomendados para a alimentação de lactantes.
– Evite o consumo de café, chocolate e estimulantes, pois também podem afetar o humor do bebê dificultando o sono e obter o descanso necessário para a recuperação e desenvolvimento dos recém nascidos após o parto.
– Evite frutas cítricas e alimentos picantes, pois podem provocar cãibras e desconfortos gástricos nos recém-nascidos.

Todos esses elementos podem ser prejudiciais para a saúde do recém nascido e para o desenvolvimento dos bebês, além de modificar a qualidade do leite oferecida nos primeiros meses de amamentação exclusiva. Portanto, leve em conta esses alimentos que devem ser evitados durante a amamentação.