7 maneiras de se preparar para um parto saudável

7 maneiras de se preparar para um parto saudável

.. comentário


Muitas mulheres que estão esperando por seu bebê dedicam tempo pensando em como será o quarto do bebê, que fralda será melhor usar, etc. E o momento do parto é o que geralmente as grávidas mais pensam e principalmente em ter um parto saudável.

E é por isso, sabendo como é importante esse momento chave, que é o parto, que nós resolvemos compartilhar aqui 7 maneiras de se preparar para um parto saudável, seguro e harmonioso.

7 maneiras de se preparar para um parto saudável

1. Conecte-se com seu corpo

As mudanças a nível físico começam a ocorrer a partir do momento que engravida. É por isso que é tão importante conectar-se com nosso corpo.

Se você ainda não tem o hábito de ouvi-lo e segui-lo, esse é o momento ideal para fazê-lo. Cada semana traz suas novidades. Apreciar a natureza das mudanças que ocorrem em cada uma será uma experiência maravilhosa e consolidará o caminho para um nascimento no qual se sentirá confiante e segura.

2. Rodei-se de amor

Durante a gravidez, as mulheres experimentam também mudanças a nível emocional. Vale a pena prestar atenção às ligações tóxicas que muitas vezes construímos. É fundamental você se cercar de pessoas com energias positivas que te preencham com amor e apoio durante todos os meses.

3. Faça todos os controles necessários

Tanto se você optar por dar à luz em casa ou no hospital, é importante que faça todos os controles de saúde. Essas consultas também te ajudará a transitar pela gravidez com a certeza de que você e seu bebê estão bem.

4. Mova seu corpo

Estar grávida não significa que você tenha que estar imóvel o tempo todo. Alguns especialistas recomendam repouso em certas gravidezes onde a saúde da mãe ou do bebê está em perigo. Se não é o seu caso, lembre-se que mover o seu corpo durante a gestação vai te ajudar muito no momento do parto, seja com exercícios Kegel para fortalecer o assoalho pélvico, com aulas de ioga para grávidas ou alguma atividade física do seu gosto Não se esqueça da importância do movimento do seu corpo neste momento da sua vida.

5. Faça aulas de preparação para o parto

A maioria das sociedades médicas tanto públicas como privadas oferecem aulas de preparação para o parto. Em geral, começam durante o último trimestre, que é o momento em que a barriga já tem um tamanho considerável (e, além disso, é o tempo em que todas as dúvidas sobre o parto aparecem). O ideal é que você possa participar de todas elas. Verá como serão úteis para o dia do nascimento do seu bebê.

6. Aprenda sobre a intensidade do parto

A informação é poder. Quanto mais você saber sobre o que pode acontecer no dia do parto, mais segura você se sentirá.

Existem, por exemplo, métodos que promovem o relaxamento e ajudam a liberar as tensões da mente e do corpo. A acupuntura, a massagem, a aromaterapia e a musicoterapia são algumas delas.

Além disso, lembre-se de que você pode tentar diferentes posturas durante cada fase do parto, o que te ajudará a lidar com as contrações. Não se esqueça de que a intensidade das contracções tem sua razão de ser: elas estão ali para te aproximar cada vez um pouco mais da chegada do seu filho.

7. Seja flexível

Ter um controle de 100% do dia do parto é realmente impossível (e é bom que seja assim). Embora seja importante que a equipe respeite seus desejos no dia do parto, você também deve se abrir para as possibilidades. Seja flexível e flua com os acontecimentos que estão sendo apresentados nesse dia e que te ajudará a viver um parto mais relaxado e que permitirá que você aproveite plenamente de cada momento.

Estar informada durante a gravidez sobre as implicações tanto físicas como emocionais do parto será um tesouro para esse grande dia. Leia, veja vídeos e tire todas as suas dúvidas com o seu médico. Não hesite em aprender sobre seu corpo e se sinta mais segura no dia em que seu bebê chegará ao mundo.