7 coisas que ninguém te fala sobre as cesarianas

7 coisas que ninguém te fala sobre as cesarianas

.. comentário


São muitas as mulheres que precisam ser submetidas a uma cesariana ao finalizar a gravidez, seja porque não pode ter um parto vaginal ou por alguma complicação. Embora todos os dias são realizadas milhares de cesarianas perto de você, existem algumas coisas que talvez não te falaram sobre elas e que é necessário você saber para estar melhor preparada quando chegar a sua hora.

Não importa se são cesarianas planejadas ou de emergência. Confira aqui 7 coisas que ninguém te fala sobre as cesarianas.

7 coisas que ninguém te fala sobre as cesarianas

Há muitas pessoas na sala

Há muitas pessoas envolvidas em uma cesariana por isso você precisa saber que a sala vai estar cheia de pessoas. Seu obstetra terá um assistente para ajudá-lo durante a operação, também haverá uma enfermeira instrumentista, enfermeiras, uma parteira para pegar o bebê, um anestesista e um pediatra. Sim, são muitas pessoas, mas todas estarão ali para que o seu bebê chegue com a maior segurança do mundo e para que você também esteja bem assistida.

Não sentirá dor durante o procedimento

Você não sentirá dor durante o procedimento, talvez só sinta um puxão com força de vez em quando, especialmente se o seu bebê estiver em posição pélvica e esteja escondido em sua caixa torácica. Mas, graças à anestesia, não sentirá dor.

Você pode agitar involuntariamente

Durante e depois da cesariana é provável que trema involuntariamente. Isso pode ocorrer devido ao frio ou talvez como um efeito colateral da anestesia ou das quantidades de adrenalina que estão correndo através de seu corpo. Não se preocupe, porque este tremor desaparecerá uma ou duas horas depois do procedimento.

Pode experimentar sangramento vaginal

Sim, mesmo com uma cesariana é mais do que provável que também experimente sangramento vaginal. O fato de que seu bebê não passou pelo canal do parto não significa que não sangre pela via vaginal. Esse sangramento pode ter um ritmo intermitente ou durar até seis semanas após o parto.

Tosse, espirro e risadas podem fazer você sentir dor

Quando tem tosse, quando espirra ou até mesmo quando ri pode fazer com que você sinta dor em seu interior. Seus músculos abdominais estão fracos e se separaram durante a gravidez. É necessário algum tempo para que seus músculos abdominais voltem a fortalecer e funcionar bem novamente. Existem no mercado algumas faixas para te ajudar nesse processo.

Pode sofrer de prisão de ventre depois de uma cesariana

Depois de ter passado por uma cesariana onde algumas pessoas mexeram em seu abdômen para remover o bebê, junto também com os efeitos dos analgésicos… é possível que necessite comer bastante fibra ou até mesmo precise de um medicamento para ajudar a amolecer as fezes e, portanto, poder ir melhor ao banheiro.

Pode notar dormência na sua cicatriz

Não se assuste, porque é normal, mas se você achar que não ou que sangra ou que tem sintomas de uma infecção, deve ir ao seu médico o mais rápido possível. Saiba que depois de uma cesariana é mais do que provável sentir alguma dormência na cicatriz, apesar de terem passado vários meses após a cirurgia.