5 especiarias que cuidam da saúde

5 especiarias que cuidam da saúde

.. comentário


Às vezes, muitas das nossas receitas culinárias levam entre seus ingredientes uma ou mais especiarias… Existem muitas especiarias, como o curry, a canela, a pimenta preta e o orégano, mas há muitas especiarias especiais que podemos utilizar e o que é melhor: algumas são ótimas para a nossa saúde e bem-estar.

Deste modo queremos hoje falar especialmente sobre 5 especiarias que cuidam da saúde e também dão pratos muito ricos e saborosos.

5 especiarias que cuidam da saúde

Especiaria 1: Canela
5-especiarias-que-cuidam-da-saude5
A canela geralmente é usada para assar pratos e também para aromatizar carnes.

O que certamente você não sabe é que é uma especiaria ideal para aqueles que sofrem de diabetes. Uma meia colher de chá de canela ao dia e os níveis de glicose no sangue será drasticamente reduzido ao longo do tempo. Nossa recomendação para tomar esta dose diária é de que a incorpore no café ou leite pela manhã ou tarde. Ela dá um toque muito rico e aromático.

Pratos que geralmente utilizam canela: arroz doce, peras a canela, torradas, biscoitos, bolos, etc.

Especiaria 2: Gengibre
5-especiarias-que-cuidam-da-saude2
Esta especiaria está muito na moda atualmente. São muitas as dietas atuais que incluem esta especiaria como um condimento para alguns pratos. Mas, qual é a sua principal função? Melhora a memória e a concentração. Segundo o Dr. Naritsara Saenghong, da Universidade Khon Kaen, na Tailândia, “seus antioxidantes estimulam a produção de neurotransmissores envolvidos com a memória e o processamento de dados”.

Pratos que geralmente utilizam gengibre: carne de cordeiro, biscoitos, pães, saladas, etc.

Especiaria 3: Cardamomo
5-especiarias-que-cuidam-da-saude4
É uma especiaria que até recentemente pouco se conhecia, mas sua descoberta tem sido especialmente essencial para aquelas que sofrem de pressão alta. Se sofre de hipertensão, o cardamomo contém antioxidantes que mantêm a saúde dos vasos sanguíneos, evitando alterações na pressão arterial. Outro fato curioso desta espécie é combater o mau odor corporal.

Pratos que geralmente utilizam cardamomo: arroz, carnes como cordeiro ou frango, queque, chocolates, etc.

Especiaria 4: Pimenta negra
5-especiarias-que-cuidam-da-saude1
Apesar do que você pensa, a pimenta negra pode combater as úlceras estomacais. Segundo o Dr. Bai Yin-Fu, do Instituto de Medicina Tradicional Chinesa e Mongólia, em Huhehaote, China, a pimenta poderia ajudar a prevenir as úlceras estomacais: “Esta especiaria é rica em piperina, que diminui a produção de ácidos gástricos, reduzindo a azia estomacal, o risco de úlceras e facilitando o seu tratamento”.

Pratos em que podemos adicionar um pouco de pimenta negra: carnes, peixes, saladas, massas, etc.

Especiaria 5: Cúrcuma
5-especiarias-que-cuidam-da-saude3
A cúrcuma é outra especiaria que tem um número infinito de propriedades benéficas para o organismo. Entre elas estão a melhora na digestão e na acidez, protegendo o fígado e a vesícula, funciona como antidepressivo natural e previne o câncer, entre muitos outros.

Se você não consegue distinguir esta espécie, é caracterizada pela sua intensa cor amarela.

Pratos que geralmente utilizam cúrcuma: macarrão, sopa, frango, molhos, etc.

Esperamos que este post tenha sido útil e que de agora em diante você utilize as especiarias em seus pratos. Com isso seus pratos ficarão muito mais ricos e saborosos.

Especiarias saudáveis que você deve comer.