5 cuidados básicos para evitar cabelo seco

5 cuidados básicos para evitar cabelo seco

.. comentário


O cabelo seco é um problema que afeta muitas pessoas, já que existem muitos fatores que podem fazer com que o cabelo resseque e acabe rompendo, mesmo que seja um cabelo forte e grosso. Os cabelos enrolados tendem a ser mais secos do que os cabelos lisos, mas todos necessitam de cuidados básicos para evitar que o cabelo se resseque.

Descubra quais são estes cuidados e o que você deve evitar para conseguir um cabelo hidratado. O cabelo seco reduz o brilho e a vivacidade do seu cabelo, por isso devemos cuidá-lo para que ele fique macio e em boas condições. Esta condição do cabelo leva às pontas duplas e o quebra, por isso você deve evitá-lo. Confira abaixo 5 cuidados básicos para evitar os cabelos secos.

5 cuidados básicos para evitar cabelo seco

Escolha bem os produtos diários
5 cuidados básicos para evitar cabelo seco
Aquele que vamos utilizar diariamente em nosso cabelo é muito importante, porque é o que mais vai afetá-lo. Você tem que pensar nos meses que leva um cabelo para crescer e tudo o que fazemos nesse tempo, dia após dia. E é por isso que escolher o shampoo ou o condicionador não deve ser algo leve. É importante escolher produtos que sejam adequados ao seu tipo de cabelo e que te ajude a mantê-lo saudável. Além disso, hoje em dia vemos uma crescente preocupação com os silicones e parabenos, os quais estão desaparecendo de quase todos os shampoos e produtos capilares. Não é que tenhamos que gastar muito com shampoos, mas sim escolher algo que seja bom o suficiente e respeitoso com nossos cabelos.

Evite o calor
5 cuidados básicos para evitar cabelo seco
Esse é outro problema que usamos com muita frequência. Por isso devemos evitar os aparelhos que dão calor direto ao cabelo, ressecando-o muito mais. Isso o estraga e reduz seu brilho. Se possível, deixe secá-lo ao ar livre. E se for usar o secador, use antes um bom protetor térmico, o que ajudará o cabelo não ressecar nem quebrar muito, mesmo se usarmos chapinha ou secador.

Proteja o cabelo do sol
5 cuidados básicos para evitar cabelo seco
Deixar o cabelo ao sol pode ser uma boa ideia se quisermos clareá-lo, mas a verdade é que isso afeta mais do que pensamos. Expondo nosso cabelo ao sol, estamos queimando o cabelo diretamente, então acabaremos com o temido cabelo seco. Porém existem protetores de cabelo e também podemos comprar um bom chapéu para a ocasião.

Evite descolorantes e tintas

Uma das coisas que mais pode estragar o cabelo e torná-lo seco e opaco é a descoloração e o uso constante de tintas. Isso estraga muito o cabelo, embora hoje tenham uma qualidade melhor, especialmente se falamos de descoloração. Claramente, se você quiser cobrir os cabelos brancos é difícil resistir a estas tintas, mas você pode optar por soluções mais naturais, como a henna ou as tintas naturais, embora notamos que o efeito não é tão imediato quanto o das tintas químicas.

Hidrate com máscaras

Se começar a notar que o seu cabelo está mais seco, deve agir para evitar que as pontas se tornem um desastre. A hidratação é essencial nesses casos e devemos usar as máscaras. Apesar de usarmos o condicionador diariamente, não é suficiente, porque ele só ajuda a suavizar o cabelo, não a hidratá-lo e repará-lo. As máscaras podem ser compradas em lojas de cosméticos ou você mesma pode fazer alguma máscara de hidratação para cabelos secos caseira. Existem até alguns óleos que podem ser boas máscaras, como o óleo de coco ou o óleo de jojoba.