4 dicas infalíveis para aliviar a azia na gravidez

4 dicas infalíveis para aliviar a azia na gravidez

.. comentário


A azia na gravidez afeta muitas mulheres que se encontram no segundo trimestre da gestação. Se você está entre essas mulheres grávidas que sofrem de azia, fique calma, pois hoje vamos dar 4 dicas infalíveis de como aliviar azia na gravidez.

A azia é um transtorno muito típico do segundo trimestre da gravidez, uma vez que é devido à pressão que exerce o útero sobre o estômago, empurrando-o para cima. Como consequência, o cárdia, o orifício que liga o estômago e o esôfago, não pode permanecer completamente fechado e isso provoca que pequenas quantidades de suco ácido do estômago subam para cima do esôfago. Entre os sucos gástricos se encontra o ácido clorídrico, muito corrosivo, que é o responsável pela sensação de queimação. Vamos falar sobre 4 dicas práticas sobre o que é bom para azia na gravidez, de modo a aliviar esse desconforto irritante.

4 dicas infalíveis para aliviar a azia na gravidez

1. Distribuir as refeições: Com o avanço da gravidez e o consequente aumento do volume do útero, a sensação de queimação no estômago pode ocorrer com mais frequência, inclusive todos os dias após as duas refeições principais, especialmente se forem abundantes. A primeira regra a seguir para controlá-la é distribuir as refeições do dia em cinco: manhã, meio da manhã, meio dia, meio da tarde e noite.

2. Comer pouco e muitas vezes: Em geral, a opção de comer pouco e muitas vezes, isto é, fazer várias refeições pequenas em vez de duas refeições principais com muita quantidade de alimentos, é a melhor opção para aliviar a azia. É melhor comer pouco e frequentemente, do que muito e poucas vezes.

3. Beber entre as horas: Durante as refeições, é melhor não beber. O ideal é beber água antes de comer ou depois. É melhor consumir pequenas quantidades de líquido. Lembre-se que, após as refeições, é melhor não ir para a cama. Você deve estar com o torso ereto para evitar a sensação de queimação. Pode ficar sentada ou dar um passeio relaxante.

4. Eliminar as bebidas com cafeína: Para aliviar a sensação de queimação é importante eliminar qualquer bebida com cafeína, especialmente café e chá. Você também deve evitar o consumo de sucos cítricos (laranja ou limão), já que agravaram a acidez. Por outro lado, você pode tomar certas infusões, que o médico indicará com antecedência.