3 sinais de que o trabalho de parto está prestes a começar

3 sinais de que o trabalho de parto está prestes a começar

.. comentário


O parto é um dos momentos mais aguardados pelas grávidas. Uma mistura de desejo, entusiasmo, nervoso e curiosidade surge, talvez não tanto nos primeiros meses, mas sim, à medida que a gravidez avança. É que a data de conhecer o bebê está se aproximando e surgem milhares de dúvidas a respeito.

Algumas das mais comuns têm haver com o trabalho de parto: como saber que já estou nesse estágio? E se me confundo e vou muito antes ao hospital? Para evacuar essas e mais perguntas, hoje nós contamos 3 sinais de que o trabalho de parto está prestes a começar, o que será importante você saber para quando chegar a sua hora.

3 sinais de que o trabalho de parto está prestes a começar

1. Observar mudanças no fluxo vaginal

Durante os dias antes do trabalho de parto, é provável que você note mudanças na cor e na consistência dos fluxos vaginais. Outra indício de que o trabalho de parto vai começar em breve é a expulsão do tampão mucoso que protege a saída do bebê através do canal vaginal. Pode ser expulso pouco a pouco ou de uma só vez e sempre será indolor (pode sair inclusive enquanto você está urinando).

A saída do tampão ocorre porque o colo do útero começa a se dilatar e preparar-se para a saída do bebê. Mas não se preocupe, quando isso acontece você não precisa sair correndo para o hospital: o parto pode tardar desde horas a dias para se concretizar de fato. É importante falar sobre isso para o seu médico para deixá-lo ciente desse progresso.

2. Sentir contrações mais intensas e mais frequentes

Existem vários tipos de contrações e nem todas indicam que o trabalho de parto começou. Muitas mulheres experimentam contrações no último trimestre da gravidez, mas isso não implica que o parto esteja prestes a ocorrer. As contrações de trabalho de parto “falsas” geralmente ocorrem à noite a cada 5, 7 ou 8 minutos e constituem uma espécie de “teste” do que você sentirá mais tarde. Aqui estão alguns sinais que te ajudará a distinguir as contrações reais do trabalho de parto:

Se intensifica e se prolonga a duração (entre 40 e 60 segundos).
Ocorrem com maior frequência entre uma e outra e você pode distinguir uma regularidade. Por exemplo, se houver contrações da mesma intensidade e duração em um intervalo de uma hora ou uma hora e meia.
Se você mudar de posição e a contração ainda existir.
Quando a sensação de contração começa na parte inferior da coluna vertebral e vai subindo até a parte inferior do abdômen (e até as pernas).

3. Quando a bolsa estoura

Este é um sinal claro de que o trabalho de parto começou. Mas a verdade é que nem todas as mulheres experimentam a ruptura da bolsa no mesmo estágio. Algumas, por exemplo, rompem antes de começar as contrações do trabalho de parto, outras durante e outras não rompem até o momento do parto. Geralmente é espontâneo e indolor e pode expulsar todo o líquido de uma vez ou derramar pouco a pouco.

Há uma diferença entre a fissura e a ruptura da bolsa, já que quando ela se rompe a quantidade de líquido é abundante. Alguns médicos preferem rompe-la manualmente, mas ainda não existe evidências de que esse método realmente acelera a chegada do bebê.

Por outro lado, a cor normal do líquido é transparente ou esbranquiçado. Se você ver esta cor, tem tempo o suficiente para tomar banho, pegar suas coisas e as do seu bebê e ir tranquila para o hospital ou esperar pelos profissionais em casa (no caso de ter escolhido essa opção). No caso da cor sair amarelada, escurecida ou esverdeada, você deve ir imediatamente ao hospital, porque é um indicador de mecônio (fezes do bebê) que, se ingerido, pode ser perigoso.

Conhecer os sinais de trabalho de parto te ajudará a estar mais serena nos momentos antes do parto. É importante recebê-los com calor e tranquilidade porque cada um deles nos indica que tudo está bem e, acima de tudo, que o bebê está mais próximo de estar em nossos braços.