15 benefícios e propriedades do chá de hibisco

15 benefícios e propriedades do chá de hibisco

.. comentário


O chá de hibisco ou flor de jamaica é na verdade uma infusão feita com as sépalas da bela rosa da Jamaica (Hibiscus sabdariffa) ou hibisco. É bebido frio ou quente e embora seja muito popular na América Central, Caribe e América do Sul, é conhecido em todo o mundo.

Embora as pétalas da flor sejam vermelhas, quando secas, assumem um tom característico de tonalidades violetas. Isto dá ao chá uma tonalidade que vai desde vermelho a cor rubi ou uva.

O chá ou a água da Jamaica é amargo, geralmente é tomado adoçado. O sabor é muito semelhante ao dos mirtilos. Recomenda-se tomá-lo gelado.

Utilizado no Caribe desde as primeiras culturas como um diurético, o chá de hibisco tem outras propriedades medicinais muito interessantes.

Chá de hibisco: Benefícios

1. Previne a hipertensão arterial
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Embora o mecanismo exato não seja conhecido, estudos preliminares mostraram que beber chá de hibisco evita os picos de hipertensão.

É muito provável que este efeito seja secundário ao diurético, mas ao contrário de outros diuréticos conhecidos, os pacientes estudados não viram seu balanço de sódio e potássio no sangue alterado, o que é uma grande vantagem. O efeito foi alcançado com um tratamento de 2 a 3 semanas, bebendo 3 xícaras de chá de hibisco por dia.

2. Diminui o colesterol
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Um dos grandes problemas da sociedade ocidental é a alimentação rica em gorduras que provoca um aumento do colesterol no sangue, com grandes riscos cardiovasculares.

A luta contra o colesterol (especialmente o LDL ou “colesterol ruim”) varia desde mudanças no estilo de vida até medicação específica. O chá de hibisco tem a propriedade de baixar o colesterol LDL e vários estudos foram realizados a este respeito. Esta diminuição dos lípidos no sangue foi mais significativo em pacientes diabéticos.

Acredita-se que as antocianinas, o pigmento que dá a cor característica ao chá de hibisco, é antioxidante, o que explicaria seu efeito sobre o colesterol LDL.

3. Reduz a glicose na diabetes tipo II
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Embora o chá de hibisco seja conhecido popularmente como um redutor de açúcar no sangue, foi descoberto que atua apenas em pacientes com diabetes tipo II, provavelmente porque melhora a função renal freqüentemente afetada em diabéticos.

O tratamento com chá de hibisco melhorou a membrana das células renais, que geralmente são afetadas quando a glicose é alta. Estudos indicam que os polifenóis presentes no hibisco são os responsáveis ​​por essa ação.

4. Melhora a função hepática
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Muitos estudos mostram que o chá de hibisco tem propriedades que beneficiam o fígado. Devido aos antioxidantes (antocianinas) que possui, o chá de hibisco é um protetor e um grande aliado no tratamento de doenças hepáticas.

Como é comum em todos os antioxidantes, o chá de hibisco “prende” os radicais livres que danificam as células, neste caso, do fígado.

5. Analgésico para tratar as cólicas menstruais
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Este também é um benefício muito conhecido popularmente na América Central. Beber chá quente é sempre útil nesses casos, mas o chá de hibisco tem um efeito especial porque regula os níveis de estrogênio que caem abruptamente durante a menstruação. Por essa razão, também é útil para o tratamento de sintomas associados, como o mau humor ou a depressão.

6. Antidepressivo e ansiolítico natural
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Para o mesmo efeito sobre os níveis hormonais de estrogênio, o chá de hibisco é conhecido por ser útil para o tratamento da depressão em mulheres.

Este efeito foi estudado especialmente em pacientes com depressão pós-parto e descobriram que, embora venha acompanhada de um efeito ansiolítico sedativo não é sedante como no caso dos remédios mais utilizados na depressão.

7. Perfeito para melhorar a digestão
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
O chá de hibisco quente estimula a função digestiva e intestinal. Essa propriedade também estaria relacionada com a diminuição do colesterol, sendo a baixa em lipídios consequência da eliminação das gorduras pelo intestino.

Os estudos em animais indicam que este aumento na excreção de gorduras é a explicação por que o chá de hibisco é digestivo e evita a constipação.

8. Ajuda a controlar o peso
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Chá de hibisco emagrece? Sim. Como mencionamos, o chá de hibisco ajuda a reduzir o colesterol, aumenta a atividade intestinal, diminui a absorção de gorduras e é diurético. Estes efeitos trazem consigo um efeito muito positivo no controle do peso, por isso é indicado nas dietas para emagrecer.

Alguns estudos também mostraram que o chá de hibisco inibe a formação de células de gordura ou adipócitos, conhecidos por provocar os depósitos de gordura localizados no abdômen e pernas.

9. É refrescante e com efeito diurético
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
O chá de hibisco gelado é bebido no Caribe durante todo o dia e é muito comum encontrá-lo à venda em bancas de rua. Isso porque tem um efeito importante na regulação da hidratação ao saciar a sede. Seu efeito diurético faz com que seja amplamente utilizado em atletas que querem eliminar toxinas.

10. Efeito anti-envelhecimento
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Como já sabemos graças aos conhecidos cremes faciais anti-envelhecimento, os antioxidantes diminuem o envelhecimento das células da pele. O chá de hibisco é muito rico em flavonoides e antocianinas, ambos antioxidantes, por isso bebe-lo é útil para evitar os traços que os anos deixam na pele.

A medicina ayurvédica faz séculos que recomenda o pó de hibisco para aplicar sobre a pele e melhorar sua elasticidade.

11. Vitamina C para o sistema imunológico
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Sabemos que a vitamina C é fundamental para manter nosso sistema imunológico. O chá de hibisco fornece uma boa parte da quantidade diária que necessita nosso organismo. Lembre-se que tomar vitamina C no outono e inverno nos protege especialmente das doenças virais da estação.

12. Para beber em todas as estações
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Outra grande vantagem é que esta infusão tem benefícios tanto para a temporada de verão, por seu efeito refrescante, como no inverno.

É requintado, bem gelado e com um sabor característico muito agradável quando se bebe quente adoçado e com algumas gotas de limão.

13. É relaxante
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Por aumentar a eliminação de gorduras através do intestino e favorecer a digestão, o chá de hibisco tem um efeito laxante. O mecanismo de ação exato não é bem conhecido em humanos, embora tenham sido realizados estudos experimentais sobre as gorduras em laboratório.

14. Ajuda a prevenir o câncer
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
Um dos agentes conhecidos na produção dos tumores são os radicais livres (oxidantes) que são formados em nosso corpo pela ação de toxinas, radiação, etc. Como o chá de hibisco é rico em antioxidantes (polifenóis, antocianinas, flavonóides), acredita-se ser útil na prevenção do câncer.

15. Propriedades antibacterianas
15 benefícios e propriedades do chá de hibisco
O chá de hibisco é um agente muito útil na luta contra bactérias conhecidas como a Escherichia coli e o Staphylococcus. São responsáveis ​​por gastroenterites e infecções na pele. O chá de hibisco é um ótimo antibacteriano natural.

Chá de hibisco: Efeitos colaterais

Embora o chá de hibisco é conhecido como uma bebida medicinal natural, existem alguns possíveis efeitos colaterais. Estes se aplicam se você beber esta infusão em excesso.

O chá de hibisco tem um efeito sobre o estrogênio, diminuindo seu nível, o que pode afetar a eficácia do tratamento hormonal na menopausa. Além disso, se você estiver usando um contraceptivo ou sistema de controle de natalidade que usa estrogênio, sua eficácia pode ser diminuída.

Este mesmo efeito sobre o estrogênio pode afetar a capacidade reprodutiva feminina. Se você estiver fazendo algum tratamento para engravidar, é melhor parar de tomar chá de hibisco para evitar interações.

Outro efeito colateral se você beber o chá de hibisco em excesso é a diminuição da pressão arterial abaixo dos valores normais, especialmente se você sofre de hipotensão. Além do efeito diurético, o chá produziria a expansão dos vasos sanguíneos. Portanto, se você sofre de pressão baixa, melhor não beber muito chá de hibisco.

Por último, descobriu-se que o chá de hibisco interage com alguns medicamentos que são usados na quimioterapia para o câncer. Se você está nesta etapa do tratamento, melhor suspender o chá de hibisco de suas bebidas.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você. Se souber de alguma outra compartilhe com a gente nos comentários abaixo.