Como cuidar das pernas com varizes

Como cuidar das pernas com varizes

.. comentário como evitar varizes, varizes, varizes nas pernas


As varizes são veias dilatadas cuja principal característica é a incapacidade de estabelecer um retorno eficiente de sangue para o coração, resultando em insuficiência venosa. Isto é mais comum nas extremidades inferiores, ou seja, as pernas.

As varizes nas pernas são um problema muito comum com o qual tem que lidar milhares de mulheres todos os dias. Uma vida movimentada que leva a uma rotina de maus hábitos e uma alimentação inadequada são alguns dos irremediáveis gatilhos desta doença.

A maioria dos problemas resultantes de varizes é tratável em casa. Infelizmente, isso não irá desaparecer suas varizes, mas, pelo menos, aliviará os sintomas e prevenirá sua deterioração e o surgimento de novas áreas afetadas. Aprenda abaixo como cuidar das pernas com varizes.

Como cuidar das pernas com varizes

Fatores de risco

Primeiro de tudo, a coisa mais importante é que você saiba bem o que enfrenta. Somente se estiver bem informada sobre a origem desta doença poderá aprender a combatê-la melhor, é que alguns sintomas podem ser controlados desde a raiz. Estes são os fatores de risco mais importantes:

Os antecedentes familiares – Se você tem casos de varizes na sua família, deve saber que está geneticamente predisposta a tê-las. Isso não significa que você vai ter, mas sim que deve ter muito cuidado e ter em mente os outros fatores de risco, uma vez que é mais propensa do que outras pessoas.
A obesidade – Pernas de contextura grossa exige maior suprimento de sangue das artérias, o qual precisa ser drenado através das veias. Isso favorece a sobrecarga destas e a falha precoce, dando lugar ao aparecimento das varizes.
Como cuidar das pernas com varizes
A gravidez – Os sintomas são semelhantes aos da obesidade, a grande sobrecarga sobre as pernas pode dar origem as varizes, especialmente se tiver histórico familiar.
O sedentarismo – Um estilo de vida sedentário não favorece a contração muscular nem o funcionamento da almofada plantar, isto provoca um maior estancamento do sangue e uma maior sobrecarga valvular, o que facilita o aparecimento de varizes.
Trabalhar de pé – Ficar muito tempo de pé e imóvel tem repercussões similares ao sedentarismo. Há pouco exercício muscular e, assim, se produz a estagnação do sangue que provoca varizes.
Pílulas anticoncepcionais – Provocam retenção de líquidos e também favorecem o fracasso das válvulas das veias reticulares. Além disso, as alterações hormonais podem alterar a morfologia das veias.

Cuidados

Agora que você já conhece todos os fatores de risco, está totalmente preparada para enfrentar o problema das varizes. Estas são algumas das precauções que você pode tomar no seu dia a dia para prevenir a sua aparição ou para aliviar e reduzir o seu desenvolvimento:

Comer saudável – Uma alimentação saudável e equilibrada irá te ajudar a manter os níveis adequados de colesterol e prevenir um perigoso fator de risco como é a obesidade.
Como cuidar das pernas com varizes
Fazer exercício – O exercício, como correr ou nadar, é outra maneira muito eficaz para manter o excesso de peso na baía. Além disso, irá reforçar os músculos e o funcionamento da almofada plantar que ajuda a bombear o sangue.
Colocar as pernas para cima – Tanto quando você está sentada ou mesmo dormindo, tente colocar as pernas ligeiramente elevadas. Você pode colocá-las sobre uma banqueta quando estiver sentada ou sobre uma almofada quando estiver dormindo. Isto irá facilitar a circulação do sangue.
Como cuidar das pernas com varizes
Água fria – Tente não tomar banho com água muito quente, pois isso só vai causar mais inflamação nas suas veias. Tome banho com água morna e termine com uma passada de água fria nas áreas onde você tem varizes, notará um alívio imediato.
Pomadas – Peça em sua farmácia alguma pomada especial para tratar as varizes. Este tipo de creme irá ajudar a melhorar a circulação sanguínea e aliviar a sensação de peso nas pernas cansadas.
Meias de compressão – Estas meias têm um efeito preventivo e terapêutico que ajuda muito na circulação do sangue nas pernas.

Essas são nossas dicas para você cuidar das pernas com varizes. Tem alguma outra? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.


  • imóveis a varizes sem sair de casa
  • como cuidar das varizes