Veja o que fazer em caso de queimaduras

Veja o que fazer em caso de queimaduras

.. comentário como curar queimadura, primeiros socorros queimadura, queimaduras


Uma queimadura pode afetar a pele, mas também as vias digestivas ou outras partes do corpo. Veja o que fazer em caso de queimaduras seguindo uma serie de dicas que devem ser aplicadas.
Uma queimadura pode ser de várias formas e características, dependendo das respectivas causas. Encontramos, por exemplo, as queimaduras solares, radiações ou outras. Também tem às queimaduras causadas pelo calor, após o contato com a chama, um objeto, vapores ou líquidos quentes.

Às vezes também, um objeto quente sobre a pele pode causar queimaduras. No entanto, se distingue igualmente a queimadura por culpa da eletricidade, como a corrente de um raio. E finalmente, a queimadura devido a produtos químicos, tais como um ácido ou uma base. É conveniente saber que as queimaduras são diferentes dependendo de sua gravidade. É fácil distinguir uma simples queimadura de uma queimadura mais grave.

Dicas para curar queimaduras

A primeira ação a ser tomada em caso de queimadura é resfriar a área, logo que possível, exceto quando se trata de queimaduras elétricas. Este gesto consiste em diminuir a dor e tentar reduzir a extensão e a profundidade do mesmo, ou seja, reduzir o edema causado. Deve resfriar a queimadura durante ao menos cinco minutos com água fria (15° C), fazendo correr a água a uma distância de uns 10 centímetros da pele. Água sem pressão, fazendo movimentos oscilatórios por cima das partes afetadas.

Com uma queimadura significativa, é necessário que a pessoa seja colocada de uma forma confortável, inclinada uns 15° para que a água possa absorver bem a área. Em seguida, retire as roupas e as joias. Para uma queimadura química, não remova a roupa puxando-a pela cabeça, mas sim corte e jamais remova as roupas se ela estiver presa à pele.

As mãos devem estar limpas com sabão, antes de desinfetar a ferida com um produto adequado. Depois se aplica um curativo e um gel hidratante, mas com uma almofada de gaze. A pele deve ser limpa regularmente, especialmente antes de colocar uma nova gaze.

Para uma queimadura elétrica, você deve imediatamente cortar a energia e nunca usar água, enquanto a vítima está perto ou em contato da luz. Finalmente, não hesite em chamar um médico em caso de maiores complicações.

Essas são dicas bem simples para se fazer em caso de queimaduras. Porém, após qualquer queimadura é aconselhável procurar o hospital mais próximo de sua residência, para melhor e adequadamente ser atendido.

Saiba o que fazer em caso de queimaduras


  • o que fazer com uma queimadura perto da unha
  • oque significa se tiver uma tattoo mickey mouse
  • queimadura na unha