Vantagens e desvantagens da dieta líquida

Vantagens e desvantagens da dieta líquida

.. comentário dieta líquida


Muitos de nós já ouvimos falar desse tipo de dieta, mas hoje vamos explicar as principais vantagens e desvantagens da dieta líquida ou dieta de desintoxicação.
Esta dieta consiste em consumir produtos líquidos (água, caldo, chá, gelatina, sucos de frutas sem polpa, mel, limonada, café) que são fáceis de digerir e não deixam nenhum resíduo no intestino.

Ao não ter a quantidade de calorias e nutrientes necessários, não pode ser realizada por muitos dias. É aconselhável ir ao médico antes de realizar determinados procedimentos. Assim, a dieta é menos rigorosa e pode incluir comer frutas, legumes, peixes, etc.

Vantagens da dieta líquida

– A dieta líquida fornece ao corpo uma hidratação adequada, além de eletrólitos importantes, como o potássio e o sódio.

– Mantém o estômago e o intestino limpos e limita o trabalho do sistema digestivo, elemento ideal para antes ou depois de um procedimento cirúrgico.

– Após uma cirurgia, o corpo desperta de uma anestesia, por isso deve ser ingerido alimentos de forma gradual, começando com uma dieta líquida. Assim, o corpo se adapta ao alimento, evitando os riscos de asfixia e aspiração.

– Melhoria na pele e no funcionamento do sistema digestivo, devido à possível desintoxicação.

– A ideia de uma dieta líquida proporciona melhoria mental, isso ocorre porque as pessoas se sentem mais desintoxicadas e porque creem que vão fazer um grande sacrifício.

– Os defensores dizem que uma dieta líquida ajuda a eliminar as toxinas que se acumulam no organismo e produzem diferentes doenças, dores de cabeça ou fadiga.

– As dietas líquidas geralmente não têm cafeína ou açúcar, o que leva as pessoas a estarem cientes de quanto consomem de alimentos não benéficos para a saúde, para que possa gerar melhores hábitos alimentares a longo prazo.

Desvantagens da dieta líquida

– Não fornece a quantidade necessária de nutrientes e energia, por isso não é recomendável que há siga por muitos dias.

– A dieta líquida pode acostumar o paladar, o que acelera o desgaste e a perda de peso. Isso pode ser resolvido facilmente, basta combinar bebidas doces e salgadas.

– Toda dieta deficiente em nutrientes (especialmente cálcio e proteína) pode levar a desequilíbrios hormonais, metabolismo fraco, doenças e desnutrição.

– Não é recomendável para crianças, idosos e mulheres grávidas. Também não é recomendável para pessoas com problemas renais ou no fígado, anemia, diabetes, câncer ou hipotensão.

– Dores de cabeça ocorrem no início, depois o corpo se acostuma.

– Em alguns casos, pode causar diarreia ou desidratação, se não se consome o suficiente de água.

– Logicamente, a dieta consegue uma perda de peso significativa, mas pode também sofrer de acne, tonturas, sonolência e irritabilidade.

– Se esta dieta é seguida por mais tempo, a fome aumenta os níveis de hormônios do estresse, o que faz com que as pessoas que seguem essa dieta a ficarem mais propensas a uma compulsão após a dieta, além de que, paradoxalmente, faz com que se libere mais toxinas do organismo.

– Não se esqueça que a maior parte do peso que você perde é líquido e não gordura.

– Alguns críticos dizem que esta dieta de desintoxicação não é real, porque não é comprovada cientificamente. Além disso, são o fígado e os rins que se encarregam normalmente por esta função.

– A restrição calórica por muito tempo faz com que o metabolismo desacelere, isso torna mais difícil perder peso.

Como em todos os casos, recomendamos consultar um médico antes de fazer uma dieta líquida e que ele considere a quantidade e o tipo de alimentos e quanto tempo deve durar.

Minha dieta líquida – Primeiros 14 dias + Dicas e lactobacilos


  • dieta liquida risco
  • vantagens da dieta
  • dieta liquida diarreia
  • as vantagens e desvantagens de alimentos liquidos
  • vantagens e desvantagens da dieta líquida
  • dieta liquida antes e depois
  • dieta liquida
  • vantagens da dieta liquida