Toxoplasmose: uma doença perigosa!

Toxoplasmose: uma doença perigosa!

.. comentário

A toxoplasmose é uma doença infecciosa que pode afetar o cérebro, pulmões e outros órgãos. É causada principalmente por um parasita alojado nos gatos ou na carne crua contaminada.

O que é Toxoplasmose

Toxoplasmose é a infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii e pode ser conhecida também por “doença do gato”, pelo fato do animal ser o hospedeiro definitivo do patógeno.

Tipos: Toxoplasmose Aguda, Toxoplasmose Latente e Toxoplasmose Cutânea.

A toxoplasmose é uma doença parasitária transmitida através dos animais aos homens e é causada pelo toxoplasma gondii, um tipo de parasita intracelular que afeta as células de todos os tecidos, exceto dos glóbulos vermelhos, de acordo com explicação dos especialistas. Ao contrair, causa danos ao cérebro, olhos e outros órgãos, enquanto que nas mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico fraco, a infecção pode causar sérios problemas de saúde.

Toxoplasmose na gravidez

O infectologista René Quiroz explicou que, quando uma grávida contrai toxoplasmose pela primeira vez, há 40% de chance de transmitir a infecção ao feto.

“Quando uma mãe é infectada durante o primeiro trimestre da gravidez, 15% dos fetos ficam infectados, em comparação com 30% durante o segundo trimestre e 65% durante o terceiro trimestre. Porém, quanto mais próximo do início da gravidez a infecção ocorrer, mais graves serão as consequências para o feto”, afirma o especialista, que aponta que documentou a doença através de diversas pesquisas realizadas em todo o mundo.
Toxoplasmose: uma doença perigosa!
Quiroz também comentou que os relatados divulgados indicam que 90% dos bebês infectados parecem normais ao nascimento, entre 80% e 90% desenvolvem infecções oculares importantes meses ou anos depois.

“Alguns têm perda auditiva, hidrocefalia, retardo mental, problemas de aprendizado ou derrames. A toxoplasmose contraída durante a gravidez também pode causar um aborto espontâneo ou a morte do feto”, diz o médico.

“A culpa não é do gato”

O veterinário Gabriel Talavera ressalta que nem toda a culpa é do gato, pois muitas vezes a doença é contraída ao consumir carne contaminada com toxoplasma. “A vaca, por exemplo, consome capim e pode consumir as fezes do felino, ao ingeri-la pode mais tarde transmiti-la ao consumidor”, explica o especialista.

Para Talavera, a toxoplasmose é uma doença controversa e portanto, muitos médicos aconselham as grávidas a se livrarem dos gatos para preveni-las, no entanto, não concorda com isso e sim recomenda tomar medidas de higiene nas casas onde há felinos

Como o gato adquire o parasita?

Contágio. A maioria dos gatos é infectado pela ingestão de leite contaminado, transplacentariamente ou consumo de animais infectados com cistos localizados nos tecidos destes. Quando os tecidos contaminados passam para o estômago dos felinos, os óvulos oocistos são liberados. A fase infectante é a maneira em que pode contaminar os seres humanos. Nesse processo, o óvulo chamado oocisto sai pelas fezes dos gatos e quando exposto ao ar, a umidade reproduz o toxoplasma, a qual pode permanecer dentro por várias semanas.

Segundo veterinários da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), um gato elimina um milhão de oocistos durante 15 dias e depois, se o gato não morrer, adquire anticorpos.

A toxoplasmose está presente em todo o mundo. A porcentagem de adultos que passaram pela doença ao longo de suas vidas é muito alta, em torno de 50%, dependendo da região, hábitos de higiene e condições sanitárias.
Toxoplasmose: uma doença perigosa!

Sintomas da toxoplasmose

Como na maioria dos casos os sintomas são leves, a população geralmente não tem conhecimento de ter sofrido a infecção, que só pode ser comprovado mediante um exame de sangue que mostre positividade para anticorpos específicos de tipo IgG ou IgM.

Tratamento para toxoplasmose

O tratamento para a toxoplasmose é feito através do uso de medicamentos antibióticos, como a espiramicina, que elimina o protozoario Toxoplasma gondii do organismo do indivíduo.