Saúde e tireoide, sinais que indicam que algo está errado!

Saúde e tireoide, sinais que indicam que algo está errado!

.. comentário


A glândula da tireoide está localizada na parte da frente do pescoço e tem uma forma semelhante à de uma pequena borboleta. Seu tamanho é muito pequeno, no entanto, a função que exerce em nosso organismo é muito importante. Por isso, devemos saber quais são suas máximas funções para detectar se algo está errado em nosso corpo.

Talvez alguns dos sintomas são confundidos com outras doenças, por isso, temos que aprender quais são os sinais exatos que nos envia a tireoide para saber se ela está funcionando corretamente.

A tireoide tem influência no resto do corpo, produz hormônios ou se encarrega de diminuir a sua produção e se houver grandes mudanças, significa que algo está errado.

Abaixo veremos alguns dos sinais que normalmente detectam se a tireoide funciona mal. Saúde e tireoide, sinais que indicam que algo está errado! Preste atenção a esta alerta.

Saúde e tireoide, sinais que indicam que algo está errado!

saude-e-tireoide-sinais-que-indicam-que-algo-esta-errado1
Desconforto na garganta

Como já mencionado a tireoide está localizada na parte da frente do pescoço, muito perto da garganta, portanto, você pode ter problemas se começa a sofrer as seguintes dores:

– Dores de garganta constantes.
– Inflamação na área.
– Mudanças na voz.
– Dor no pescoço.

Se você notar essas condições de maneira regular, deve ir ao seu médico o quanto antes. Você pode achar mais simples tratar os sintomas com medicamentos, no entanto, não sabe a real causa, por isso, ir ao médico é essencial.

Dificuldade de concentração

O cérebro pode confundir-se de acordo como vamos crescendo e envelhecendo, no entanto, se em poucos dias você se notar confuso, com falta de concentração, pode ser devido a tireoide. Muitas mulheres associam este sintoma com a menopausa, no entanto, as alterações na tireoide podem afetar a concentração.
saude-e-tireoide-sinais-que-indicam-que-algo-esta-errado2
Muitos pacientes que têm hipotireoidismo diagnosticado voltam a conseguir sua boa memória e concentração ao medicar-se.

Pele seca e perda de cabelo

Perder o cabelo é normal no outono e primavera, no entanto, se a perda de cabelo ocorrer de forma inexplicável pode significar que a tireoide já deixou de produzir hormônios. Por outro lado, se você começar a notar uma pele seca e esticada pode ser por uma mudança no metabolismo mais lento que reduz o suor.

Alterações no peso corporal

Perder ou ganhar peso sem motivo aparente, quando não há mudanças na dieta ou na rotina pode ser um motivo de preocupação. Este é um dos sintomas mais comuns de hipotireoidismo.

Isso ocorre quando a glândula funciona pouco e faz com que o organismo em seu conjunto funcione mais lentamente. Isso produz também uma alteração nos sentidos, não só do gosto, mas também do tato e do olfato.

Cansaço

Estar mais sonolento e dormir mais horas pode indicar que algo está funcionando mal. Isto é causado pela queda de hormônios no organismo, também podem aparecer dores musculares e cãibras sem explicação.

Mudanças de humor

A falta de hormônios pode deixar a pessoa irritada, ansiosa ou/e agitada. Também pode se sentir triste ou/e deprimida, isso se deve porque foram alterados os níveis de serotonina no cérebro.

Palpitações e pressão alta

As palpitações são refletidas nas pulsações no pescoço e a pressão alta pode estar acompanhada dessas palpitações, estes dois sintomas podem fazer com que os níveis de colesterol ruim aumentem.
saude-e-tireoide-sinais-que-indicam-que-algo-esta-errado3
Como conclusão

Devemos ouvir cada sinal que nos diz o nosso organismo, neste caso, temos visto quais são os sinais mais definidos para nos alertarmos de que a nossa glândula tireoide está falhando.

Os problemas com esta glândula são mais comuns após os 35 anos e atacam quase sempre as mulheres. Estima-se que existam cerca de 300 milhões de pessoas que sofrem desse problema, mas com a ajuda de uma vida saudável, dieta e medicamentos conseguimos levar uma vida normal.

Alimentação para Problemas na Tireoide