Rinite e sinusite nasal, como tratá-las em casa!

Rinite e sinusite nasal, como tratá-las em casa!

.. comentário


Desde as crianças até os idosos podem sofrer o desconforto da congestão nasal, a dificuldade para respirar, para falar, o peso que se sente na testa, a alteração de humor, a perda do apetite do sentido olfativo, etc… A renite e a sinusite é algo extramente desconfortável, porém muito comum.

A rinite consiste na inflamação nasal, o que normalmente impede o ar de fluir para dentro do nariz e se dirige aos pulmões e também evita que o ar saía para fora do nariz. Normalmente, os pacientes com esta condição tendem a respirar pela boca, se a manobra respiratória se prolonga causa à secura das vias aéreas o que pode conduzir a alterações como tosse seca e rouquidão.

A sinusite, por sua parte é a inflamação dos seios paranasais, geralmente esta inflamação faz com que o fluxo nasal não saía e, portanto, geralmente leva a um processo infeccioso.

Rinite e sinusite nasal, como tratá-las em casa!

Para tratar essas condições em casa você deve agir o mais rapidamente possível, assim que começar a sentir os sintomas, fique longe de ambientes que possam causar a reação, como por exemplo, correntes de ar, poeira, poluição, entre outros. Se a causa é alérgica é recomendado o uso de anti-histamínicos.

Para desinflamar são recomendados vaporizadores nas noites antes de ir dormir.

Remédios caseiros para sinusite

Você deve saber que mesmo em casa pode realizar uma mistura com azeite de oliva, duas claras de ovos e duas colheres de sopa de verbena seca, para fazer uma pasta e aplicá-la com uma gaze na área do nariz e maçãs do rosto por cerca de 10 minutos para que faça efeito.

Outro remédio tradicional para aliviar consideravelmente a sinusite é uma solução com essência de lavanda, óleo e sal, todos misturados com duas colheres de sopa de água, misturando tudo no fogo baixo e aplicar algumas gotas dentro do nariz.

Outro remédio natural que você pode fazer é inalar o vapor a partir do resultado de ferver uns ramos de tomilho em abundância de água ou óleo essencial de pinho, que é ótimo para a mucosidade. Estes são apenas alguns dos remédios caseiros que recomendamos para aliviar a sinusite, mas não se esqueça de ir ao seu médico se os sintomas não aliviar.