O café realmente nos dá energia?

O café realmente nos dá energia?

.. comentário cafe


Qual é o fator comum entre uma pessoa que dormiu pouco, uma que arrasta os pés no chão e outra que não para de bocejar? Que todas tem uma xícara de café na mão. É que esta bebida original da Arábia Saudita sempre foi famosa por sua capacidade de atenuar o cansaço. Mas, o café realmente nos dá energia?

A crua realidade

O café realmente nos dá energia?
Estudos recentes têm mostrado que o café não nos fornece energia, mas “faz pensar que” o nosso cérebro, que não estamos cansados. Uma vez que a cafeína entra na corrente sanguínea, vai para os receptores cerebrais que abrigam adenosina – composto que se produz na medida em que estamos acordados e que nos mostra quando dormir. E o que faz a cafeína quando se encontra com a adenosina? Bem, sem mais, a substituí. Como consequência, o cérebro é enganado e deixa de saber quando descansar.

Outros benefícios

O café realmente nos dá energia?
No entanto, a cafeína não é uma impostora e tem outros benefícios. Com efeito, uma vez no organismo, a cafeína é decomposta em três moléculas, estas são a teobromina, paraxanthine e teofilina. Cada uma delas desempenha uma função: a primeira aumenta o fluxo de oxigênio que chega ao cérebro, a segunda melhora o desempenho físico e a terceira acelera a frequência cardíaca e beneficia a capacidade de concentração.

O café, então, não nos dá energia e sim faz nosso cérebro perder a noção de cansaço. Mas, além desta pequena, porém importante digressão, os benefícios da cafeína permanecem indeléveis e temos de continuar incentivados a desfrutar desta única infusão, mas como tudo na vida, com moderação.

Tipos de Café


  • o café realmente dá energia?
  • café realmente da energia