Mitos e verdades sobre os shakes de proteína

Mitos e verdades sobre os shakes de proteína

.. comentário alimentação saudável, shakes


Todas nós temos visto e falado com pessoas na academia que bebem continuamente shakes de proteína e gastam boa parte do seu salário a cada mês em suplementos. Jared Rice, nutricionista e especialista certificada em saúde e bem-estar, diz que a prevalência de dietas ricas em proteínas e as dietas baixas em carboidratos (como a dieta Atkins na década de 90 e a dieta Paleo nestes dias), juntamente com uma série de equívocos sobre o papel da proteína no desempenho atlético, têm criado uma “sociedade de viciados nas proteínas.”

Assim, você pode tomar as suas decisões com base em informações sólidas, esclarecemos os mitos e verdades sobre os shakes de proteína.

Mito1 Não consumir proteína suficiente em sua dieta diária

Mitos e verdades sobre os shakes de proteína
Embora as necessidades de proteínas variam de acordo com a idade, sexo, tamanho, percentual de gordura corporal, níveis de atividade e outros fatores, a maioria das pessoas necessitam aproximadamente de 0,8 a 1 grama de proteína por quilo de peso corporal, diz Rice.

Isso é mais ou menos 80 gramas de proteína por dia para um homem que pesa 81 kg. A maioria das pessoas que consomem essa quantidade de proteína facilmente, sem a necessidade de alterar sua dieta.

Mesmo os atletas que necessitam consumir mais proteína, diz a nutricionista Rebecca Scritchfield, não necessitam em grandes quantidades. Para ela, os atletas de resistência necessitam de cerca de 1.1 a 1.3 gramas de proteína por quilo de peso corporal, e a maioria dos atletas podem necessitar consumir aproximadamente 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal, se estiver buscando desenvolver músculos .

Scritchfield, maratonista, diz: “consumimos uma grande quantidade de proteína somente através de nossas refeições e lanches, especialmente se você é uma pessoa que consome ovos, leite, iogurte grego, carnes, feijão, grãos, nozes e sementes.”

Mito2 Você precisa consumir proteína em pó

Mitos e verdades sobre os shakes de proteína
A nutricionista e autora Nancy Clark escreveu uma vez que você não necessita de um suplemento de proteína de soro de leite “a menos que você seja uma pessoa frágil idosa com uma ingestão limitada de alimentos.”

“Os suplementos são meramente por conveniência”, diz Scritchfield. “Não há nada em um shake de proteína que seja superior a refeição regular.”

Mito3 É vital consumir uma alta quantidade de proteína imediatamente após um treino

Mitos e verdades sobre os shakes de proteína
As proteínas consumidas entre 30 e 60 minutos depois de uma longa ou intensa sessão de exercícios promovem a recuperação muscular e as sínteses se estão emparelhadas com carboidratos “mas você não necessita de muitas”, diz Scritchfield.

Mais uma vez, as recomendações variam de acordo com uma variedade de fatores, mas para a maioria das pessoas, “se você tomar um copo de leite com chocolate, com 30 gramas de carboidratos e 10 gramas de proteína, é bom o suficiente”, diz Scritchfield. “Se você é um cara mais volumoso, você pode se beneficiar de 20 gramas de proteína. Não há vantagem em tentar superar os 20 a 25 gramas”.

Mito4 Quem vai a academia necessita consumir proteína depois de um treino

Mitos e verdades sobre os shakes de proteína
Estas recomendações são voltadas principalmente para aquelas pessoas que precisam maximizar a recuperação antes de seu próximo treino, como os atletas que estão treinando para uma maratona ou triatlo.

Se seus treinos consistem em começar na bicicleta elíptica durante 30 a 60 minutos todos os dias, é provável que seja suficiente consumir uma dieta equilibrada, que consista em refeições e lanches saudáveis, diz Rice.

“Comer algumas horas depois de um treino é bom”, diz Rice.

Vale a pena notar que, se o seu objetivo de fitness é a perda de peso, beber um shake de proteína após o treino poderia trabalhar contra. “Se seu treino necessita de uma comida de recuperação, coma uma refeição saudável, não um suplemento”, recomenda Rice.

Conheça os mitos e verdades dos shakes de proteína que irá ajudá-la a tomar decisões mais informadas e saudáveis.

shake de proteina caseira


  • pode fazer sexo durante gravidez