Incontinência urinária? Conheça os tipos

Incontinência urinária? Conheça os tipos

.. comentário incontinência urinária, infecção urinária


A incontinência urinária é um tema que preocupa a muitas mulheres. Embora seja mais comum afetar as que atravessam a menopausa, as mulheres jovens também podem sofrer desse mal. Mas nem sempre depende da idade, existem vários fatores que podem levar a perdas de urina, além de que pode ser súbita e desaparecer após um curto período de tempo ou pode continuar em longo prazo.

Queremos ajudá-la a entender um pouco melhor de que se trata tudo isso e que descubra se isso é o que está acontecendo com seu corpo. Incontinência urinária? Conheça os tipos e comprove qual é o seu tipo.

Incontinência urinária

1. De esforço

Incontinência urinária? Conheça os tipos
Normalmente este tipo de incontinência urinária ocorre enquanto você está realizando alguma atividade física. Mas também ocorre em situações de tossir, rir ou espirrar. O esforço físico provoca um aumento da pressão no abdómen e na bexiga, mas não é transmitido para a uretra, o que desencadeia a incontinência.

2. Perda de urina

Incontinência urinária? Conheça os tipos
Neste tipo de incontinência da perda de urina é causada por uma incapacidade para drenar. O que normalmente acontece é que você tem a sensação de querer urinar o tempo todo e ao urinar, urina muito pouco. Pode ser que seja por danos na bexiga ou da uretra bloqueada. Consulte o seu médico para entender melhor qual é a causa.

3. De emergência

Incontinência urinária? Conheça os tipos
Este tipo baseia-se na perda involuntária de urina relacionada a uma necessidade urgente e repentina de urinar. A diferença das anteriores é que a mulher pode perceber a necessidade de urinar previamente.

4. Mista

Incontinência urinária? Conheça os tipos
Ao falar de incontinência urinária mista estamos descrevendo tanto a perda contínua de urina como as perdas incontroláveis de urina. Nestes casos, a bexiga não tem capacidade de armazenamento e é por isso que ocorre a perda involuntária de urina. Nestes casos, o que geralmente acontece é que a perda de urina é causada por uma hiperatividade do detrusor e um transtorno nos mecanismos esfincterianos.

5. Transitória

Incontinência urinária? Conheça os tipos
Este é o tipo mais comum de incontinência durante a gravidez. Você pode perder urina involuntariamente durante o período da gestação e após o parto não mais esta condição. É mais provável de ocorrer durante o terceiro trimestre pela pressão que o bebê exerce sobre a bexiga. No entanto, recomendamos que consulte um médico porque esse pode não ser o único motivo.

Como você vê, não há uma maneira de classificar e depende de cada mulher e de sua situação particular. Recomendamos sempre que consulte um especialista. Embora seja comum ter perdas de urina, o melhor é falar com aqueles que sabem.

Diga-nos, você já passou por algum tipo de incontinência urinária?

Incontinência urinária – Causas e Tratamentos