Graves efeitos da falta de sono

Graves efeitos da falta de sono

.. comentário efeitos da falta de sono


A maioria de nós já experimentamos os sintomas da falta de sono. Ter um sono de má qualidade ou dormir poucas horas pode fazer com que nos desconcentremos, fiquemos sonolentos, cansados e com uma aparência que indica claramente que não dormimos bem.

No entanto, o que a maioria das pessoas não conhece são as graves consequências que em longo prazo podem ser gerados pela falta de sono. Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa deve dormir em média de 7 a 8 horas diária para manter um bom estado físico, emocional e mental. No entanto, há múltiplas ocupações, o estilo de vida e a tecnologia são fatores que provocam dormir menos horas e, portanto, cada vez mais pessoas sofrem desse mal.

Um estudo recente da Universidade do Texas, determinou que as pessoas que dormem pouco apresentam, depois de sete noites, alterações genéticas que poderiam provocar sérios problemas de saúde, como a obesidade, doenças cardíacas e perda de memória, entre outros. Se você faz parte dessas pessoas que dormem seis horas ou menos, é importante informar-se para saber quais são os riscos de dormir mal.

Acidente vascular cerebral

Um estudo realizado pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, determinou que as pessoas que não dormem bem têm um risco maior de sofrer um acidente vascular cerebral. Adultos que dormem seis horas ou menos tem até quatro vezes mais chances de apresentar os sintomas de acidentes vasculares cerebrais.

Risco de obesidade

As pessoas que têm dificuldades para dormir ou que dormem menos de seis horas tendem a ter mais apetite e pequenas peculiaridades que aumentam a ingestão de calorias. Isso é porque elas não conseguem voltar a dormir, sofrem mudanças hormonais que geram distúrbios do apetite. A longo prazo, o fato de não dormir bem pode provocar a obesidade. De acordo com estudos, isso muda significativamente os níveis de grelina e leptina, que são dois hormônios que regulam o apetite.

Graves efeitos da falta de sono

Risco de diabetes

Um estudo realizado para o controle e prevenção de doenças concluiu que a má qualidade do sono está associada ao aumento do risco de doenças crônicas, como a diabetes tipo 2, que tem uma menor sensibilidade à insulina.

Perda de memória

É evidente que quando não se está suficientemente descansado, se esqueça das coisas e tenha dificuldade de concentração. O que poucas pessoas sabem é que, em longo prazo, problemas cognitivos bastante sérios podem se desenvolver como uma consequência dos distúrbios do sono.

Apenas uma noite sem dormir pode causar a perda de tecido cerebral, levando ao aumento dos níveis sanguíneos das moléculas do cérebro, a causa dos problemas cerebrais. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, determinou que a falta de sono leva a danos cerebrais.

E você, costuma dar importância a suas horas de descanso? Agora que você sabe os graves efeitos da falta de sono, temos certeza que levará em conta.

Os males causados pela falta de sono


  • ###########################################