Estresse! Quais os tipos e como prevenir?

Estresse! Quais os tipos e como prevenir?

.. comentário combater estresse, estresse agudo, estresse crônico


Hoje em dia não há quem não fique estressado. Seja no trânsito, no trabalho, no meio familiar ou até mesmo por acontecimento rotineiros, como: perder as chaves, perder a novela, queimar o arroz, entre muitas outras coisas que podem tirar o ser humano do sério. O problema é que isso, além de muito prejudicial à nossa saúde, pode liberar em nosso corpo grandes quantidades de adrenalina, que dependendo do nível, pode até nos levar a um infarto. Além disso, o estresse pode causar muitas outras doenças como: hipertensão, sistema imunitário, asma, obesidade, envelhecimento, úlcera, etc.

Existem dois tipos de estresse, o estresse agudo e o estresse crônico.

O estresse agudo: É consequência de um acontecimento traumático, como por exemplo, a perda de um ente querido, um assalto, uma doença grave na família, a perda do trabalho, perda de um bem material.

O estresse crônico: É o do dia a dia, como os problemas de trânsito, da profissão, econômicos, relações de trabalho, escola, família.

Como combater o estresse? Aqui vai algumas dicas.

Não pense negativo: É comum mantermos o pensamento negativo quando algumas coisas estão dando errado. Tome cuidado, pois isso pode vir a se tornar um hábito em nossas vidas e consequentemente nos deixar propensos ao estresse. Por isso, procure fugir dessa postura, principalmente quando estiver irritado com algum acontecimento.

Durma bem: Dormir pouco pode ter um impacto em nossa saúde bem maior do que pensamos. Quando as horas de sono não são suficientes, ficamos mais vulneráveis ao estresse. Consequências disso podem ser sentidas também no trabalho e no meio familiar. Por isso, se você tem dificuldades para dormir, consulte um médico e ele receitará algum medicamento para melhorar o sono.

Mantenha boas relações: Tenha sempre uma boa relação seja ela com seu companheiro(a), amigos, família, chefe, etc. Evite aborrecimentos desnecessários com as pessoas do seu convívio, pois assim as chances de você ficar estressado são bem menores.

Pratique sempre exercícios físicos: Atividades físicas proporcionam inúmeros benefícios ao organismo. E isso consequentemente ajuda também no combate ao estresse. Quando você pratica uma atividade física, automaticamente seu corpo já descarrega o estresse. Portanto mantenha sempre esse hábito em sua vida.

Estresse Infantil: Estresse não é só coisa de adulto. O estresse infantil pode aparecer em qualquer idade, inclusive em bebês. Quando atingem a saúde da criança, ela fica mais predisposta a ter infecções, dores abdominais, cefaleia, tensão muscular, náuseas e problemas para dormir. Existem casos de crianças que são internadas por um tipo de problema e quando os médicos levantam um histórico, encontram algum motivo que gerou esse estresse na criança.
Em crianças isso pode ser causado por problemas na escola, em casa, com amigos ou com os próprios pais. Dessa forma, é essencial uma observação constante sobre alguma mudança de comportamento do seu filho.

Como prevenir? Os pais devem cuidar primeiro do seu próprio nível de estresse. Pais estressados tendem a passar o estresse para os filhos. Criança precisa ter tempo para estudar, descansar e principalmente para brincar.

Dicas

Não dê a seus filho 1 milhão de tarefas. Por exemplo, existem crianças que fazem inglês, espanhol, francês, futebol, balé, judô e por aí vai. Crianças precisam de tempo para se divertir.
Não coloque sobre eles responsabilidades não compatíveis com sua idade.
Quando for critica-los, foque no comportamento e não neles.
Escolha a escola que tem o perfil do seu filho. Isso é muito importante!

Estresse infantil.


  • http://www sobrebeleza com/corpo-e-saude/estresse-como-combater-e-quais-os-tipos html
  • Prevenção do estresse
  • vce perde porque e mto estressado
  • como evitar o estresse
  • prevencao do stresse
  • tipos de estresse
  • prevenção para o estresse
  • como prevenir o estresse