Dieta para diabéticos e hipertensos

Dieta para diabéticos e hipertensos

.. comentário dieta, dieta para diabetes, dieta para hipertenso


A diabetes e a hipertensão são duas doenças que podem ocorrer em conjunto, e a alimentação desempenha um papel crucial. As dietas para ambas as enfermidades promovem uma baixa ingestão de sódio, de gordura e de carboidratos como regras básicas. Veja como é uma dieta para diabéticos e hipertensos.

Hidratos de carbono

Os alimentos com carboidratos levam ao aumento da glicose no sangue, de modo que as pessoas que tomam insulina antes das refeições podem ingerir uma quantidade adequada de carboidratos para conseguir que esses níveis de glicose estejam normais durante uma maior quantidade de horas. É sempre melhor escolher carboidratos complexos, pois eles têm outros benefícios para a saúde: fibras para a saúde digestiva e grãos integrais para a saúde do coração.

Dieta para diabéticos e hipertensos

Consumo de sódio

É evidente que as pessoas com hipertensão têm graves problemas com o consumo de sódio, mas também, um elevado teor de sódio nos alimentos também pode afetar os diabéticos. Podemos utilizar substitutos do sal e também escolher certos alimentos que aumentam os níveis de potássio no sangue – cálcio, magnésio – crómio, iodo – o que diminui a pressão arterial.

Dieta para diabéticos e hipertensos

A dieta DASH

Esta dieta se concentra em aumentar a quantidade de frutas e verduras consumidas, assim como também laticínios de baixo teor em gordura. Embora a dieta DASH fosse realizada pela primeira vez para as pessoas com hipertensão, ela também é útil para os diabéticos, uma vez que a sua tendência à obesidade, a ingestão de gordura pode afetar sua saúde.

Dentro da dieta DASH podemos incluir peixe, frutas e verduras, cereais integrais, aves, nozes, leite e iogurte desnatado e arroz integral, entre outros alimentos. Além disso, deve-se limitar a ingestão de sódio a 1.500 mg por dia.

Alimentos para diabéticos e hipertensos

Dieta para diabéticos e hipertensosDieta para diabéticos e hipertensos

Uma pessoa que sofre de hipertensão e diabetes, por vezes, pode ter poucas ideias sobre o que alimentos consumir, então nós disponibilizamos uma lista de alimentos que ajudam muito as pessoas que sofrem destas doenças:

– Alho
– Cebola
– Alface, repolho, couve-flor.
– Rabanetes e nabos
– Mostarda
– Cenoura
– Frutas da época
– O farelo da aveia e do trigo
– Tofu
– Cereais integrais, trigo integral.
– Água

Mais mudanças para melhorar a qualidade de vida

Dieta para diabéticos e hipertensos

Além de uma dieta saudável, é necessário realizar exercício físico, pois pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e reduzir o excesso de peso. Com 30 minutos de exercício, cinco vezes por semana reduzirá a pressão arterial.

Estas são apenas algumas dicas básicas em caso de necessidade de uma dieta para diabéticos e hipertensos. No entanto, não deve esquecer em hipótese alguma de consultar um médico, para saber as medidas a tomar em caso de ter diabetes ou hipertensão.

Tv Em Ação Alimentação para diabéticos


  • dieta para impertenços
  • frutas que diabetico nao pode comer
  • dietas para hipertensos
  • frutas que diabetico pode comer
  • dieta para diabéticos
  • hipertenso pode comer alface
  • frutas para diabeticos e hipertensos
  • regras basicas para diabedicos