Descubra quais são os alimentos bons no combate a anemia

Descubra quais são os alimentos bons no combate a anemia

13 Comentários

A anemia é uma doença variante, que em alguns casos pode ser extremamente grave e em outros casos não. Algumas podem até ser prevenidas ou tratadas com dietas saudáveis e nutritivas. Veja aqui em “sobrebeleza.com” alguns alimentos bons para o combate a anemia.

A anemia

A anemia é uma enfermidade caracterizada por uma falta anormal de células sanguíneas vermelhas no sangue, algo que também ocorre no sangue quando as células vermelhas do sangue tem pouca hemoglobina.

A hemoglobina é a proteína responsável por transporta através do sangue, o oxigênio para os pulmões e para o resto do corpo.

Muitas vezes a anemia não é apresentada como uma doença em si, mas sim como um sintoma de uma outra doença e as pessoas que sofrem disso, muitas vezes sentem uma forte fadiga, palidez, tontura, dificuldade em respirar. Nas mulheres perda do ciclo menstrual, alterações anormais da freqüência cardíaca (transformando-o mais rápido), etc. No entanto, estes sintomas se agravam e são diferentes de acordo com cada tipo de anemia.

A boa notícia é que existem alguns alimentos bons para a anemia e com eles você pode prevenir ou tratar os problemas da mesma.

Alimentos ricos em ferro

Os alimentos ricos em ferro é uma boa ingestão para este tratamento e também muito eficaz para fortalecer as proteínas de hemoglobina. Mas é sempre importante antes de iniciar o tratamento por conta própria, ir ao médico ou neste caso a um nutricionista.

Como ressaltamos anteriormente, existem diferentes tipos de anemia, sendo que suas gravidades não são as mesmas. Portanto, precisamos de um profissional, para nos dizer qual é a nossa situação exata, para aí sim, podermos começar com uma dieta adequada e em quantidades certas.

Legumes e Verduras

descubra-quais-sao-os-alimentos-bons-no-combate-a-anemia1

Os legumes são muito ricos em ferro como: espinafre, brócolis, alface, beterraba, aipo, cenoura, feno-grego e couve. Estas plantas coloridas são ideais para saladas frescas e saborosas e inclusive é recomendado também preparar sucos, como por exemplo: o suco de beterraba com uma forte cor e aroma que será um forte aliado de ferro no combate à anemia. Além disso, esses legumes também têm vitamina B-12 e ácido fólico, que repõe energias e te mantém mais resistente.

Frutas

descubra-quais-sao-os-alimentos-bons-no-combate-a-anemia2

Assim como os legumes, algumas frutas têm uma grande quantidade de ferro e também são muito saborosas. Algumas frutas que possuem uma boa quantidade de ferro são as maçãs e tomates. As maçãs além de serem doces, nutritivas e ricas em ferro, são fáceis de comer, você pode levá-las em qualquer lugar e pode usa-las de várias maneiras em qualquer uma das refeições do dia.

Outras frutas ricas em ferro são as bananas, os figos e as uvas passas e também as frutas cítricas como: ameixa, limão, laranja, grapefruit, etc. Com essas frutas poderá fazer deliciosos sucos de muitas maneiras.

Carnes

descubra-quais-sao-os-alimentos-bons-no-combate-a-anemia3

A carne vermelha como: o rim, o coração e o fígado, são altamente eficazes contra a anemia e contribui muito para o tratamento. Os médicos sugerem sempre carne vermelha para o tratamento e estas partes são as mais eficazes. Além disso, há outros tipos de carne como: frango e peixe que também ajudam.

Mel

Honey pours with sticks in a jar.

Um doce natural e nutritivo é o mel, pois tem muitos benefícios. Sua maravilhosa característica é ser uma fonte essencial de ferro, cobre e manganês, combinando e melhorando diretamente a síntese de hemoglobina. É portanto, uma ferramenta fundamental no tratamento da anemia.

Além disso, o mel pode ser utilizado com qualquer um dos alimentos citados acima e também com legumes e frutos secos como: cereais, amêndoas, nozes ou amendoim, todos também ricos em ferro.

Todos estes alimentos bons para a anemia, necessariamente devem ser ingeridos de forma adequada e como já ressaltamos, com consulta a um especialista.

O que é anemia?