Chá preto, propriedades, benefícios e contra-indicações!

Chá preto, propriedades, benefícios e contra-indicações!

.. comentário


Quando está frio não há nada melhor do que tomar uma infusão ou chá bem quente em casa, protegido de qualquer tempestade e degustando seu aroma e sabor. Conheça agora tudo sobre o chá preto, propriedades, benefícios e contra-indicações!

O chá preto pode fazer-te companhia nas noites de inverno, é um companheiro fiel que cuidará do seu organismo e lhe fornecerá excelentes propriedades. É uma bebida maravilhosa que além de ser deliciosa é muito saudável.

O nome científico da planta que cria o chá preto é Camellia sinensis. Ou seja, é a mesma que o chá verde. Têm sabores e aromas muito diferentes devido aos seus processos de produção.

O chá preto passa por diversos processos de elaboração para alcançar nossas casas. Primeiro se seca, depois é enrolado e depois passa pelo processo de fermentação que lhe fornece essas propriedades benéficas. Por último, se seca para que possa sair a venda e o público possa consumi-lo.

Destacamos que tem menos alcaloides que o chá vermelho Pu Erh, embora tenha mais do que o chá verde ou o Rooibos. Contém muitas vitaminas e minerais como cálcio, zinco ou magnésio.

São muitas as propriedades que nos oferece, tome nota para saber tudo o que ele pode fazer por você.
Chá preto, propriedades, benefícios e contra-indicações!

Chá preto benefícios e propriedades

– O chá preto é antioxidante. Isso ocorre porque possui grande quantidade de polifenóis. Tem uma grande capacidade para proteger o organismo contra os radicais livres. Assim, previne o envelhecimento prematuro e ajuda contra os problemas degenerativos do sistema cardiovascular. Embora tenhamos que enfatizar que o chá branco tem mais antioxidantes, se é isso o que você está buscando.
– É um produto adstringente. Devido à grande quantidade de taninos, dando-lhe esse sabor amargo, é ideal se você sofre de gastrite, diarreia ou um vírus estomacal.
– É diurético. Ajuda a eliminar toxinas e tonifica a ação dos rins. Elimina líquidos do organismo.
Baixo em calorias e reconfortante: Satisfaz nosso apetite e nos relaxa consideravelmente. É perfeito para consumir algumas xícaras durante o dia para substituir determinadas bebidas, se estamos mais cansados ​​delas.
– É um estimulante perfeito. Fornece substâncias ativas que animam a despertar nosso corpo e mente. Por esta razão, é perfeito começar o dia com uma xícara de chá preto ou após as refeições.
Evita doenças cardiovasculares, cuida das nossas artérias.
– Por outro lado, cuida do nosso coração.
– Ideal para manter uma boa saúde bucal e proteção contra a cárie dentária.
Cuida do cabelo fortalecendo-o e contribuindo com minerais.

Contra-indicações do chá preto

Se abusarmos desta bebida, podemos sofrer os seguintes sintomas:

– Reduz os níveis de sódio e potássio no sangue.
– Constipação
– Insônia
– Dores de cabeça
– Aumento da pressão arterial.
– Aumento da freqüência cardíaca
– A cafeína que possui transpassa a placenta e pode afetar o feto. Pode produzir um atraso no crescimento intra-uterino.
– As mulheres lactantes também não devem consumi-lo, já que pode aumentar a freqüência cardíaca do bebê.
– Pessoas com taquicardia
– Agravar os sintomas das pessoas que já sofrem do coração.

Temos que levar em conta suas contra-indicações, já que não devemos abusar desse alimento. Nem desse nem de nenhum outro, porque como sempre dizemos, não devemos abusar de nenhum produto por mais saudável que seja, consumi-lo em excesso pode ser muito prejudicial e prejudicar a saúde.
Chá preto, propriedades, benefícios e contra-indicações!

Chá preto emagrece?

Enquanto falamos dos chás que servem para nos ajudar com o processo de perder quilos extras, o chá preto pode ser muito eficaz.

A cafeína, a teína e os compostos alcaloides tem um poder térmico que elimina gorduras extras do nosso corpo.

Em particular, o chá preto tem esta função muito desenvolvida, também é diurético e favorece que não soframos retenção de líquidos.

Para atingir seu objetivo, consuma duas xícaras de chá preto ao dia após as refeições. Combine com exercício moderado pelo menos 3 vezes por semana e uma alimentação saudável.


  • cha preto indicações