Aprenda como guardar medicamentos corretamente

Aprenda como guardar medicamentos corretamente

.. comentário


Quando compramos um medicamento, tendemos a abri-lo, às vezes lemos a bula, às vezes não e começamos a usá-lo sem levar em conta a sua correta conservação. Para que você não tenha que descartar seus medicamentos antes do tempo e possa usá-los até a data de validade, nós vamos te ensinar como guardar medicamentos de forma correta. Então, aprenda como guardar medicamentos corretamente.

Aprenda como guardar medicamentos corretamente

Dicas para antes de usá-los

– Guarde os medicamentos em um local seco, fresco e fora do alcance das crianças. Não os exponha à luz solar nem ao calor direto.
– Evite guardá-los em banheiros e cozinhas. Nesses lugares se produzem muitas mudanças de umidade e temperatura.
– Os medicamentos que exigem frio devem ser guardados na geladeira, mas nunca no congelador. Este tipo de medicamento é chamado de termolábil e é identificado a partir do resto graças a um asterisco em seu recipiente.
– O medicamento deve ser mantido em seu recipiente original e com o informativo. Deve ser guardado até o último momento para sempre ter as informações disponíveis.
– Sempre que vamos tomar um medicamento, primeiro devemos verificar a data de validade do mesmo. A data que está inserido indica o último dia do mês em que pode ser consumido.
– Se a aparência, cor ou sabor de um medicamento tiver mudado, não tome. A melhor coisa que você pode fazer com isso é levá-lo ao ponto de coleta SIGRE da farmácia mais próxima.

Dicas para depois de abertos

– Algo muito importante que você deve realizar é marcar a data da abertura dos medicamentos como, por exemplo, os colírios, os xaropes e as pomadas. Um local apropriado para registrar a data de validade é na própria caixa do medicamento.
– Os colírios unicamente são válidos e eficazes durante o primeiro mês após a abertura.
– Alguns xaropes, como por exemplo o amoxicilina, precisam de um último passo de elaboração em casa (conhecidas como soluções extemporâneas). Neste caso, você deve consumi-los dentro de duas semanas após sua preparação.

Este post é meramente informativo. Se você tiver alguma dúvida sobre os medicamentos, os farmacêuticos e seu médico são os que melhor podem ajudá-lo a resolver todas as suas dúvidas sobre eles. Mas esperamos que as nossas dicas sobre o armazenamento de medicamentos tenham sido úteis a você. E se você tiver alguma outra dica, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários abaixo.