7 alimentos ricos em cálcio, além do leite!

7 alimentos ricos em cálcio, além do leite!

.. comentário


Muitas pessoas são intolerantes ao leite ou não gosta de lácteos, por esse motivo, para todos aqueles que precisam recuperar os seus níveis de cálcio podem fazê-lo através de outros vários alimentos ideais para conseguir o cálcio.

Muitos vegetais verdes nos proporciona muito mais quantidade de cálcio do que um simples copo de leite e também nos dá outros nutrientes, como ferro e fibra que ajudam a eliminar toxinas prejudiciais do organismo.

Sempre que pensamos em cálcio nossa cabeça recorre aos lácteos, leite de vaca, queijo e talvez alguma fruta seca, no entanto, estamos muito equivocados se pensamos que só podemos conseguir cálcio através desses alimentos. É importante que você conheça quais são as melhores fontes e alternativas para que o seu corpo possa adquirir cálcio suficiente para poder desenvolver-se corretamente. Veja na continuação 7 alimentos ricos em cálcio, além do leite.

O cálcio é um elemento muito importante para que os ossos mantenham-se fortes e saudáveis, eles necessitam ter a resistência suficiente para suportar o nosso próprio peso e toda a atividade que somos submetidos diariamente. Portanto, seu consumo é importante para evitar problemas de saúde como a osteoporose e câncer de cólon.

7 alimentos ricos em cálcio, além do leite.

Vegetais verdes

O brócolis, o espinafre, o repolho ou a couve são uma excelente alternativa de cálcio. Este tipo de alimento natural tem uma maior qualidade de cálcio do que o leite. Devem ser consumidos de preferência cru, no entanto, poucas pessoas vêem isso como uma possibilidade, por isso é aconselhável cozinhar a vapor para que todos os seus nutrientes se mantenham.

Produtos marinhos

Estes são uma boa opção, já que as sardinhas, o salmão, assim como todos os peixes gordos e as algas são ricos em cálcio e em ômega 6. Portanto, se você estiver sem ideias, pode consumir durante um tempo ceviche ou sushi.

Leite de arroz e amêndoa

Os leites vegetais são alternativas ao leite de vaca, porque não contém lactose. O leite de arroz ou amêndoa possuem bons níveis de cálcio, assim como o leite de soja que é mais acessível para bolsos.

Aveia

A aveia é um dos super alimentos que podemos encontrar hoje, e, claro, é uma grande fonte de cálcio. Ideal para consumo durante o café da manhã, misturado em iogurte, suco, etc.

Frutas frescas e frutos secos

Temos muitas frutas e frutos secos que contêm cálcio suficiente para competir com o leite e lácteos. Entre eles se encontram os figos, avelãs ou amêndoas que com apenas metade de um copo podem ter uma boa dose de cálcio.

Legumes

Os legumes devem ser consumidos pelo menos uma vez por semana e não é por acaso que são parte de muitas dietas de muitas culturas e consumidos a qualquer hora. Por exemplo, na América Latina o feijão é o mais famoso por seu alto teor em cálcio.

Sementes de sésamo

Vem adquirindo mais força e são introduzidos cada vez mais em nossas refeições, não só são perfeitos para os pães de hambúrguer, mas também porque contém muito cálcio. Uma única colher de sopa pode lhe dar a dose diária necessária de cálcio. Além disso, podem ser misturadas com muitos alimentos.

Como você pode comprovar encontramos muitos alimentos que podem ser substitutos do leite, não há desculpa para não ter esse nutriente em seu corpo. É essencial cuidar bem da alimentação para evitar doenças inesperadas mais tarde.

Alimentação rica em CÁLCIO