5 hábitos que causam depressão

5 hábitos que causam depressão

.. comentário depressão, o que causa depressão, sintomas de depressão


A depressão é uma doença grave e lamentavelmente, cada vez mais comum. Rouba a energia das pessoas e em casos severos gera uma sensação de não querer viver mais. É causada por uma série de coisas e é sempre melhor procurar ajuda profissional. No entanto, hoje vamos contar 5 hábitos que causam a depressão e que você deveria evitar.

1- Sedentarismo

5 hábitos que causam depressão
O exercício é muito importante para o bem estar físico, mas também para o mental. A falta de exercício, ficar em casa o dia todo, pode levar a uma depressão. O sobrepeso e a preguiça te levarão sempre pro mal caminho em questões de saúde mental: a reduzir a mobilidade física, a autoestima.

Com o exercício, o cérebro produz dopamina e serotonina, que nos faz sentirmos melhor e mais felizes: com apenas 40 minutos de exercício por dia será mais que suficiente e logicamente você pode fazer uma pausa.

2- Dieta ruim

5 hábitos que causam depressão
Uma alimentação saudável é essencial não só para o corpo, mas também para a mente. É importante alimentar o nosso cérebro, através do consumo de ácidos graxos, ômega 3, necessários para um tecido saudável é que nosso corpo não pode produzir por si só. Portanto, inclua frutos do mar e peixes de água fria, assim como suplementos.

Mente saudável, corpo saudável. Algo fundamental que não devemos esquecer.

3- Maus hábitos de sono e estresse

5 hábitos que causam depressão
Dormir mal ou pouco gera a situação ideal para o desenvolvimento de depressão: sete ou oito horas de sono, com uma rotina adequada nos ajudará a evitar essa situação. Ler ou estar no computador até tarde é um erro e pode nos tornar mais agitados e paranoicos, bases para uma depressão. Com o sono correto, nossa mente está nítida e nos desempenhamos melhor.

O estresse é outro fator grave, que pode estar ligado com o sono ou não. Se não dormirmos, não rendemos, nos estressamos e dormimos menos. Gera-se um ciclo que termina em depressão.

4- Isolamento

5 hábitos que causam depressão
Isolar-se é outro hábito que causa depressão. Evitar os amigos e a família, seja por qual for à razão, leva a uma depressão: pessoas que têm uma rede social forte têm menores tendências a deprimir-se. As relações fazem a química de o cérebro funcionar melhor.

O isolamento nos permite compartilhar nossos sentimentos e problemas com as pessoas que nos amam e que se preocupam com nós: nós humanos buscamos o contato e sem isso nossa mente se quebra e não somos capazes de lidar com o que nos acontece na vida.

5- Pensamentos negativos

5 hábitos que causam depressão
Se há algo que devemos banir de nossas vidas, são os pensamentos negativos. Quando o nosso dia é baseado em tudo de ruim que nos acontece, o quão ruim somos nós mesmos ou outras pessoas, é fácil cair em uma depressão.

A vida tem pontos positivos e outros negativos e há coisas que fogem ao nosso controle. Mudar a forma como nós pensamos é um grande aliado para evitar a depressão e sair dela. Você tem que redirecionar os pensamentos há coisas positivas e benéficas para si mesmo e começar a prestar menos atenção a cada detalhe negativo.

Você sabia que estes são 5 hábitos que causam depressão? O que você faz para evitar a depressão? Se você já sofreu dessa doença, nos conte como a deixou.

Como vencer a depressão – Dr. Olegario de Godoy


  • depressao habitos saudáveis
  • cabelo curto pode causar depressao
  • habitos para evitar a depressao
  • 5 habitos que causam depressao
  • habito do isolamento
  • o que acontece com o cerebro quando nos estressamos
  • habitos para acabar com depressao
  • habito de se isolar